“Dia D”: vacina contra o poliomielite e sarampo estarão disponíveis à população neste sábado

16/10/2020 - Rochelle Nogueira

A expectativa é vacinar cerca de 135 mil crianças contra a poliomielite. No Ceará a meta é 510.895 crianças.

Vacinação H1N1

As vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo estarão disponíveis à população neste sábado, 17. Ao todo, serão 114 postos de saúde do município e 30 pontos estratégicos (escolas, supermercados, igrejas e associações) ofertando as vacinas das 8h às 16h30. Já o Centro de Saúde do Meireles, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o funcionamento será das 8h às 12h para atender a população.

O “Dia D” tem como objetivo imunizar crianças da paralisia infantil que estejam na faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Tem como meta resguardar aproximadamente 135 mil crianças dessa enfermidade. Em todo o Ceará, o Ministério da saúde estipula vacinar 510.895 crianças. Até o momento, 25.941 vacinas foram aplicadas.

A vacina protege crianças contra a paralisia, doença erradica no Brasil através da vacinação, mas que permanece em outros países. “A poliomielite é uma doença muito grave. Enquanto nós tivermos a circulação do vírus, devemos continuar vacinando nossas crianças”, enfatiza Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da SMS.

Após a campanha no “Dia D”, a vacinação seguirá de segunda à sexta-feira nas salas dos 116 postos de saúde, até o dia 30/10.

Sarampo

A campanha de sarampo é focada nas pessoas adultas de 20 a 49 anos de idade. Ela segue sendo oferecida até o fim do mês. Pessoas dessa faixa etária que não tomaram as duas doses da vacina, ou que estavam com o esquema vacinal incompleto, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Multivacinação

Na rede municipal estão sendo ofertadas 14 vacinas para as crianças (BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Tetravalente, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana – DTP e Febre Amarela) e cinco para os adolescentes (HPV, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite B e Dupla Bacteriana – Difteria e Tétano).

É importante que o público-alvo das campanhas compareça aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina pendente.

Vale ressaltar que no domingo, 18, a Unidades Paulo Marcelo (Regional II) e Messejana (Regional VI) também estarão abertas, das 08h às 17h, exclusivamente para imunização.

Outros serviços na área da saúde

O indivíduo que apresentar sintomas de síndrome gripal durante o final de semana podem procurar uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município. O atendimento acontece todos os dias, 24h por dia. As Unidades, localizadas nos bairros Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Jangurussu, Bom Jardim e Cristo Redentor, são voltadas ao atendimento adulto e pediátrico em casos de urgência e emergência.

Saiba onde encontrar Postos de Saúde de acordo com sua Regional.
👉 CLIQUE AQUI.

Foto: Érika Fonseca