Encerram hoje (13) as inscrições para os editais da Lei Aldir Blanc em Fortaleza

13/10/2020 - Ana Clara Cabral

A medida emergencial beneficia profissionais do setor cultural prejudicados pela pandemia da Covid-19

Artista de rua

As inscrições para os editais da Lei Aldir Blanc na capital cearense encerram nesta terça-feira (13) e devem ser feitas através do site Mapa Cultural de Fortaleza. São três chamamentos públicos que somam R$ 17.820.000,00 em investimentos que beneficiam profissionais do setor cultural.

A medida emergencial de valorização e fomento à cultura durante o momento de crise decorrente da pandemia foi aprovada no início de setembro na Câmara Municipal de Fortaleza.

O recurso alcança artistas, grupos, coletivos, agentes culturais, agentes da cadeia produtiva, espaços artísticos, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações comunitárias do município de Fortaleza. De acordo com a lei, 60% do investimento será destinado para a manutenção dos espaços culturais da cidade e 40% para projetos.

Segundo a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), todo ano o Edital das Artes seleciona cerca de 140 projetos. Com a Lei Aldir Blanc, o número será 10 vezes maior.

Edital para espaços culturais

De acordo com a Secretaria de Cultura, a concessão de subsídio a espaços culturais que tiveram as atividades interrompidas em função das medidas de isolamento social (Edital nº 7202) contemplará, ao todo, 800 locais com um investimento de R$ 10.500.000,00. Serão 550 beneficiários Pessoa Jurídica e 250 beneficiários Pessoa Física, que receberão os valores de R$ 15.000,00 e R$ 9.000,00, respectivamente (por projeto).

São espaços culturais: pontos de cultura, teatros independentes, escolas de música, circos, cineclubes, centros culturais, museus e bibliotecas comunitárias, centros de memória e patrimônio, livrarias, sebos, entre outros.

Editais de fomento

Destinados a artistas, agentes culturais e profissionais da cadeia produtiva da cultura (Edital nº 7204) e a grupos ou coletivos culturais (Edital nº 7203), será permitida apenas uma inscrição de um mesmo proponente para os dois editais. Em cada um deles, 300 projetos receberão o incentivo de R$ 12.200,00 (por projeto). Os dois editais beneficiarão, ao todo, 600 projetos com um valor de R$ 7.320.000,00.

Os projetos selecionados deverão ser executados em ambiente virtual, por meio das plataformas e mídias digitais, em até 20 dias corridos a contar do recebimento dos recursos e devem se enquadrar nas categorias “Apresentação e Performance Artística”, “Curso, Oficina, Workshop e Podcast”, “Produções Audiovisuais e Mídias Digitais”, “Livro, Jornal, Fanzine e Revista Digital” ou “Exposição, Intervenção e Galeria de Arte Virtual.”

Serviço:

Editais da Lei Aldir Blanc em Fortaleza
Chamada Pública para Espaços Culturais (Edital nº 7202): Confira aqui
Edital para artistas, agentes culturais e profissionais da cadeia produtiva da cultura (Edital nº 7204): Confira aqui
Edital para grupos ou coletivos culturais (Edital nº 7203): Confira aqui
Edital e inscrições: mapacultural.fortaleza.ce.gov.br