Eleição 2020: conheça o candidato Anízio Melo do PCdoB

13/10/2020 - Marcelo Raulino

Anízio Melo - Foto: Divulgação

O candidato a Prefeito de Fortaleza pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Anízio Santos de Melo, ou simplesmente Professor Anízio, é carioca, nascido em 29 de fevereiro de 1960, mas filho de pais nordestinos. Reside em Fortaleza há 40 anos, tem três filhos e cinco netos. Formando em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), atualmente cursa Direito na UNIFOR. É docente há 35 anos. Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil aos 15 anos; foi militante da pastoral da juventude durante o período da ditadura militar, de 1976 até 1979.

É um dos fundadores do Movimento Unificado em Defesa da Educação (MOVE). Anízio atuou como assessor parlamentar e é um dos fundadores e diretor do SINTECE que depois passou a ser SINDIUTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará) em 1999; Foi, ainda, coordenador da Comissão de Defesa do Direito à Educação. Atuou ainda na CUT Ceará, APEOC como presidente. Anízio é Cidadão Fortalezense e Cidadão Cearense. Desde 2018 é presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Nordeste.

As plataformas utilizadas serão o portal da Câmara Municipal (www.cmfor.ce.gov.br), o Jornal da Câmara, exibido às 19h na TV Fortaleza no canal aberto 7.2 e o programa Ponto de Vistas às 8h, na Rádio Fortaleza na frequência 90,7.

Assista o vídeo

Ouça o podcast