Centros de testagens da Covid-19 continuam atendendo a população

05/10/2020 - Cleonardo Dias

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) é responsável pelos serviços.

testagem - Tatiana Fortes - Foto

Desde a manhã desta segunda-feira (5), os centros de testagens para a Covid-19 localizados na Praça do Ferreira e no shopping RioMar Kennedy voltaram a atender os fortalezenses. O atendimento continua em todos os pontos de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que o atendimento no centro de testagem da Praça do Ferreira pode ser realizado em pessoas que não apresentem os sintomas do coronavírus, bastando apenas apresentar um documento com foto. No drive-thru do shopping RioMar Kennedy é necessário realizar agendamento pelo portal online Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará App.

De acordo ainda com a Sesa, nos pontos de testagens nos drive-thrus são testadas apenas pessoas com sintomas leves ou moderados da doença, entre o terceiro e o sétimo dia de aparecimento dos sinais. Os exames realizados são do tipo RT-PCR feito a partir da coleta de secreções das vias respiratórias, com o “swab” (uma espécie de cotonete), que detecta a existência do vírus no organismo. O resultado do exame é entregue em até 5 dias por meio da plataforma Saúde Digital.

Em Fortaleza, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (5), às 9h39min, pela plataforma IntagraSUS, do governo do Estado, foram realizados 194.868 exames. Já foram confirmados 49.204 com 38.225 pessoas recuperadas da doença.

Confira os pontos de testagem

  • Centro de Testagem da Praça do Ferreira, no Centro, das 8h às 16h;
  • Centro de Testagem de Macaranaú, na Rua João de Alencar, S/N, Centro, as 8h às 16h;
  • Drive-thru do Shopping RioMar Kennedy, na Avenida Sargento Hermínio, 3100, Presidente Kennedy, das 8h às 16h;
  • Drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza, na Rua Juiz Renato Silva, no Bairro Papicu, das 8h às 16h.

Foto: Tatiana Fortes