Representantes comerciais são homenageados em solenidade na Câmara

01/10/2020 - Marcelo Raulino

A solenidade teve como propositor o vereador Jorge Pinheiro (PSDB), através do requerimento 0138/2020, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

Em Sessão Solene, a Câmara Municipal de Fortaleza prestou homenagem ao Dia do Representante Comercial, celebrando em 1º de outubro, conforme o artigo 2º da Lei 10.575/2017. A solenidade teve como propositor o vereador Jorge Pinheiro (PSDB), através do requerimento 0138/2020, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio autor do requerimento, no ato, representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

A mesa solene foi composta pelos seguintes membros: presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará, Francisco de Assis Filomeno Gomes Júnior; presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais, Luís José de Menezes e Sousa; presidente da Facic, Francisco de Assis Barreto de Souza e pelo representante comercial, Paulo Alberoni Pinto, membro do Conselho Regional dos Representantes Comerciais.

Em suas palavras iniciais, o vereador Jorge Pinheiro destacou que a ideia de criar o dia do Representante Comercial, teve como propósito tornar obrigatória, por lei, anualmente, no dia 1º de outubro ou em dia próximo, a realização de uma sessão solene de reconhecimento devido e justa homenagem, para que a cidade de Fortaleza possa conhecer e reconhecer essa importante categoria. “Nesse tempo que estamos vivendo, precisamos construir pontes que unam e não muros. Ao falarmos sobre ponte me vem essa imagem de união em busca da retomada das nossas vidas e da movimentação da economia, que essa categoria também incentiva. Parabéns a todos os representantes comerciais e em nome do povo de Fortaleza digo muito obrigado”, pontuou.

O presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará, Francisco de Assis Filomeno Gomes Júnior, em sua fala, disse estar lisonjeado com a homenagem. Lembrou que na data de hoje se comemora também o dia do vereador, portanto, aproveitou para homenageá-los em nome do vereador Jorge Pinheiro. “Com todo respeito as demais profissões, ao longo de 33 anos de convivência, posso dizer que essa profissão faz toda diferença na vida. Seja qual for o produto, o representante realiza sua missão com entusiasmo e prazer. Os profissionais realizam esse trabalho, muitas vezes até o limite de suas forças. E ele precisa conhecer psicologia, arte das relações humanas e ir além para conquistar a confiança dos clientes. Agradeço ao vereador Jorge Pinheiro pela homenagem.”

O presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais, Luís José de Menezes e Sousa afirmou que são poucas as características do ser humano que podem ser exaltadas, mas uma delas é a gratidão. “Somos eternamente gratos ao senhor vereador Jorge Pinheiro pela homenagem. Estamos aqui na Casa na presença do autor dessa lei e aproveito para agradecer a presença dos demais colegas que tanto tem feito pela categoria. Nessa nossa gestão tivemos uma redução de nossas receitas, cerca de 60%, adequamos as operações do Sindicato sem afetar nossos atendimentos. Apresentamos uma ação contra receita federal e obtivemos sucesso. O Representante Comercial não sofre mais represálias da Receita. Ofertamos atendimento jurídico e calculo indenizatório. O Sindicato está focado em seus afiliados, sem distinção”, disse citando outras conquistas da categoria.

Homenagens

Em seguida, o vereador Jorge Pinheiro fez a entrega de uma placa em comemoração ao Dia do Representante Comercial, recebida pelo presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Ceará, Francisco de Assis Filomeno Gomes Júnior. Fez também a entrega de certificados aos seguintes profissionais: José Damasceno Sampaio; José Ricardo Montenegro Cavalcante, representado por Sérgio Lopes; Ranieri Palmeira Leitão; José Nilton Alves Carneiro; João Borges e Alcir Porto Gurgel Júnior.

Em nome dos homenageados falou o senhor José Damasceno Sampaio. “Acreditar na Família é Construir o Futuro. Assim também eu acredito e aqui trouxe minha família, e em nome dela saúdo todos os presentes. Embora considerada um serviço auxiliar do comércio, a profissão foi albergada no início do século passado e regulamentada na década de 60. A mais remota referencia sobre ela é encontrada em uma obra de 1857. O nosso código civil distingue a distribuição comercial da representação. Na primeira o produto fica em um local para ser retirada e na outra é feita a entrega no estabelecimento. Não podemos confundir o mascate com o representante. O representante faz a intermediação e o mascate leva os produtos em mãos”, comentou.

Citou também tipos de representantes do passado, como os vendedores viajantes, chamados cometas, pois chegavam rápido. “O profissional de venda passou a ter autonomia e exercia suas atividades em nome da representada. Hoje existem 469 mil empresas de representação comercial no Brasil. No Ceará são mais de 11 mil profissionais. A regulamentação da categoria foi em 1965, pelo Marechal Castelo Branco, ainda hoje permanece desatualizada. É preciso uma atualização para que a gestão seja horizontalizada respeitando a peculiaridades em cada região” asseverou agradecendo no final, a homenagem prestada à categoria.