Pesquisadores brasileiros detectam consequências causadas pela Covid-19

01/10/2020 - Rochelle Nogueira

O resultado da pesquisa saiu na revista médica internacional Arteriosclerose, trombose e biologia vascular (ATVB), da Associação do Coração.

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vem realizando pesquisas com o objetivo de triar as consequências causadas ao corpo humano em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.

Detectou-se através do estudo em paciente mortos em decorrência da Covid-19, que eles apresentavam lesões na célula que reveste o vaso sanguíneo o que pode ocasionar trombos, coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo. Na pesquisa, a análise contou com pacientes com idade média de 75 anos e que tinham comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

O endotélio, membrana epitelial que reveste, internamente, as câmaras do coração, os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos, foi lesionado conforme informa a pesquisa. Em uma pessoa com o pulmão lesado pelo Sars-Cov-2, o ar fica comprometido para esses pacientes. “Além disso, o vaso não está deixando o sangue fluir direito porque está trombosado. Você não consegue nem fazer a respiração, ou seja, nem passar o teu ar para dentro do vaso, e nem distribuir o ar para todo o corpo pelo sangue, porque este não flui. Isso agrava a situação do paciente”, relatou a pesquisadora.

Diante dos resultados, a revista médica internacional Arteriosclerose, trombose e biologia vascular (ATVB), da Associação do Coração, indicaram que o uso precoce de anticoagulantes pode ajudar no tratamento da covid-19 e evitar tromboses.

Pesquisas

Em busca de respostas para a covid-19, foram realizadas autópsias com pequenas incisões no tórax dos pacientes falecidos, por onde os pesquisadores tiveram acesso aos pulmões. Com ajuda de imagens guiadas foi possível verificar as áreas mais lesadas do pulmão. Nesse universo, já foram realizadas 25 biópsias pulmonares e 20 renais, no entanto o estudo publicado na revista internacional se baseia nas primeiras seis análises. Lucia de Noronha, professora da Escola de Medicina da PUCPR e uma das responsáveis pela pesquisa, desatacou que mesmo com os resultados de apenas seis pacientes, já se pode ver o grau de lesão que a covid-19 causa.

Mastócito do Pulmão

Outro estudo realizado pelos pesquisadores da PUCPR tem como foco no mastócito do pulmão. Outra descoberta revelou que os pacientes com covid tinham dez vez mais mastócitos do que as pessoas com de H1N1. “Como a covid é nova, a gente começou a olhar para todo tipo de células. Se tem mais é porque está produzindo alguma lesão ali”, disse a professora. Vale ressaltar que é uma célula que está envolvida nos processos alérgicos, como por exemplo a asma.

O estudo reforçou que a superprodução do mastócito causa um edema que acarreta no aumento de líquido no pulmão, o que dificulta a troca gasosa de oxigênio para dentro do vaso. A boa notícia é que o problema pode ser tratado com medicamentos estabilizadores.

Saiba Mais

Os dois estudos fazem parte de um programa mais amplo de pesquisas sobre o novo coronavírus que vem sendo efetuado no Hospital Marcelino Champagnat sobre várias linhas da covid-19, do qual participam professores da PUCPR, alunos de graduação e pós-graduação, enfermeiros, intensivistas, entre outros profissionais da área da saúde.

Foto: Gian Galani