#EuVotoSemFake é a mais nova campanha do TSE para o pleito 2020

01/10/2020 - Rochelle Nogueira

Combate à desinformação, cuidados sanitários na eleição, funcionamento do fluxo de votação são as principais recomendações do TSE nessa campanha.

Eleições - Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Com o objetivo de passar informações precisas sobre o processo eleitoral, a Campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) intitulada #EuVotoSemFake é um alerta para a população contra a desinformação nas eleições municipais 2020. A iniciativa busca conscientizar os eleitores sobre o seu papel na divulgação de informações verdadeiras durante o pleito.

As principais recomendações do TSE tem como foco as seguintes ações:

  • combate incisivo à desinformação;
  • cuidados sanitários para a realização do voto no dia das eleições;
  • funcionamento do fluxo de votação e as orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, dentre outras.

“Tendo acesso à informação verdadeira, a população fica mais tranquila para votar e mais preparada para combater as chamadas fake news”, evidenciou Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE .

Como sugestão, o órgão disponibiliza canais oficiais que prestam informações sobre o pleito. Outro importante aliado na campanha será o assistente virtual via WhatsApp que será lançado em breve pelo Tribunal com o intuito de esclarecer diversas questões sobre o processo eleitoral.

“A desinformação vem sendo acelerada pelo uso da tecnologia digital, e seu combate é uma prioridade do TSE. Com mais instrumentos, chegaremos a um maior número de pessoas. Nossa intenção é que os eleitores possam exercer sua liberdade de voto sem desinformação”, disse Thiago.

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil