Escolas da rede municipal de Fortaleza não retomarão aulas presenciais neste ano, diz Prefeito

30/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Escola Municipal Professor Luis Costa no bairro Luciano Cavalcante em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza não retomará aulas presenciais mais este ano nas escolas municipais. A informação foi repassada pelo prefeito Roberto Cláudio, durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (30). Conforme o gestor, os 231 mil alunos da rede pública continuarão com aulas online. O retorno dependerá de um plano que deverá levar em conta as condições estruturais das escolas, aspectos pedagógicos, provimento escolar e gestão. A Secretária de Educação do Município, Dalila Saldanha acrescentou que o plano seguirá de forma rigorosa as medidas de segurança sanitária determinadas pelo Governo do Estado e Prefeitura, além de de uma interlocução com a categoria profissional através do Sindiute e Colégio de Gestores Escolares.

Conforme a Secretaria Municipal da Educação, para fortalecer a aprendizagem dos alunos e auxiliar os profissionais da Educação envolvidos no ensino remoto, será disponibilizado um chip com pacote de dados. Já, os estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão tablets. Esses itens funcionarão por meio de cessão, para que estudantes e profissionais possam desenvolver as atividades pedagógicas em regime domiciliar pela difusão dos meios digitais.

Merenda

Também será mantida a entrega de kits de alimentação aos 231 mil alunos da Rede Municipal, enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. A exemplo do que ocorreu nas etapas anteriores, a distribuição dos kits alimentares segue nas unidades escolares, obedecendo um cronograma, onde a direção da escola entra em contato com as famílias para informar quando os alimentos estarão disponíveis para a retirada, com medidas de segurança sanitária e higiene tomadas no processo de entrega.

No total, a Prefeitura de Fortaleza já entregou às famílias dos estudantes mais de 11.500 toneladas de alimentos e 11.088.000 unidades de ovos. De acordo com a secretária as ações fazem parte da campanha “Educação pela vida: coronavírus não”, que tem o objetivo de apoiar e contribuir com a disseminação de informações e orientações para os alunos da Rede Municipal de Ensino e seus familiares, envolvendo a comunidade escolar de uma forma geral.

Foto: Mateus Dantas