Primeira parcela do auxílio emergencial para os cadastrados no CadÚnico e Extracad começa nesta quarta-feira (30)

29/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

No total 43,3 milhões de brasileiros serão beneficiados com a parcela de setembro da extensão do auxílio emergencial

Fachada Caixa Econômica Federal

Nesta quarta-feira (30), começa o pagamento da primeira parcela da extensão do auxílio emergencial para os beneficiários que não fazem parte do Programa Bolsa Família, são eles: integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) e aqueles que solicitaram o benefício do auxílio emergencial a partir do aplicativo de celular (Extracad).

O calendário de pagamento do benefício seguirá o mês de nascimento dos beneficiários, ou seja, os créditos se iniciarão por aqueles nascidos em janeiro, fevereiro e assim sucessivamente, em poupança social digital já existente em nome do beneficiário. Ao todo 27 milhões de pessoas receberão R$ 300 ou R$ 600 (no caso de mães monoparentais).

Os primeiros beneficiados na nova fase são aqueles que foram contemplados com o benefício em abril, atenderam aos critérios previstos na MPV nº 1.000/2020, e já terminaram de receber as cinco parcelas do auxílio emergencial, ficando sem descontinuidade no recebimento do benefício. Já as pessoas que se tornaram elegíveis em maio, junho e julho terão os novos valores creditados em outubro, novembro e dezembro, respectivamente, após o fim do pagamento do auxílio.

Já os beneficiários do Programa Bolsa Família elegíveis ao auxílio emergencial começaram a receber os novos valores do benefício desde o último dia 17 de setembro, seguindo o calendário do próprio Bolsa Família respeitando o número final do NIS. Ao todo são 16,3 milhões de beneficiários nesta opção que recebem a extensão do auxílio emergencial.

>> Auxílio emergencial: veja quem poderá receber o benefício com as novas regras

Informações: Agência Brasil

Foto: Érika Fonseca