Comissão de Saúde recebe secretária Joana Maciel para apresentação de balanço das ações

28/09/2020 - Anna Regadas

A gestora ainda apresentou o boletim epidemiológico e informou que a circulação viral em Fortaleza está em 1%.

Em relatório detalhado do segundo quadrimestre de 2020, a secretária de Saúde do Município, Joana Maciel, apresentou à Comissão de Saúde do Legislativo Municipal, na manhã desta segunda-feira, 28, todas as ações realizadas pela pasta, dando destaque a ampliação da rede primária e secundária, bem como as medidas adotadas para o enfrentamento à Covid-10. A gestora ainda apresentou o boletim epidemiológico e informou que a circulação viral em Fortaleza está em 1%.

Joana destacou o aumento no investimento de recursos da gestão municipal em ações e serviços de saúde , com o montante de mais de R$ 749 milhões, somente no segundo semestre de 2020, o que representa o percentual de 27,68%. Se comparado ao mesmo período em 2018, o valor investido corresponde a 23,02%. Já o orçamento vindo da União, Estado e SUS corresponde a mais de R$ 1 bilhão.

Na rede de atenção primária, foram entregues 29 postos e segundo Joana, a intenção é de até o final de 2020 entregar mais uma unidade. 80 unidades passaram pro reformas e foi feita a integração dos sistemas (registro de atendimento eletrônico e registro de ponto). Até dezembro mais 12 unidades serão reformadas. A cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) está hoje em 63,6% e até dezembro, a expectativa é que seja de 70%. O atendimento nas unidades também foi ampliado, sendo de 7h às 19h.

A área da primeira infância também recebeu grandes investimentos. Foram criados 18 núcleos de desenvolvimento infantil, resultando em mais de 5 mil atendimentos. Em média são atendidas 350 crianças por mês. A pasta também implantou 13 salas de aleitamento materno nas unidades de saúde e 5 em hospitais, resultando na coleta de 279 litros de leite e 1800 atendimentos.

Também foram criados 6 Centros Especializados de Atenção ao Diabético, sendo 3 localizados em postos de saúde e 3 em policlínicas. Segundo Joana cerca 146 mil pessoas são acompanhadas nos Centros, e esse acompanhamento evita que essas pessoas apresentem complicações da doença.

Sobre a assistência farmacêutica, foram implantadas 7 centrais de medicamentos nos 7 terminais de ônibus de Fortaleza, aprimorando a sua distribuição. De acordo com a gestora, as melhorias feitas no sistema fizeram o município receber o reconhecimento internacional de Harvard como case de sucesso.

Segundo o relatório, a área de saúde mental passou por uma restruturação, com a admissão de 129 profissionais por concurso público, construção de novas unidades e reformas do centros já existentes. Joana também destacou que o SAMU teve 100% da frota renovada.

Já na rede de atenção secundária, foram entregues 6 novas UPAs e 3 policlínicas. Na rede hospitalar, a gestora destacou a entrega do IJF2 e do Hospital da Criança, bem como a reforma dos Frotinhas, Gonzaguinhas, do Hospital Nossa Senhora da Conceição e Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neunann, resultando no acréscimo de leitos em um percentual de 38,07%. Os leitos que eram 1287 no ano de 2018 passou para 1777 em 2020.

“Nós temos 10 hospitais próprios e com plantão de médico especialista presencial. A unidade do IJF2, por exemplo, é destinada a cirurgias de alta complexidade e com ela nós conseguimos ampliar o número de procedimentos, sem aumentar muito o custo”. ressaltou. A gestora ainda destacou, que em três semanas, o novo Hospital da Criança já realizou 39 cirurgias e que possui áreas lúdicas para tentar fazer com que a recuperação e todo o processo seja menos traumático.

O último ponto da rede de saúde destacado por Joana, foi o programa Melhor em Casa, que promove o atendimento domiciliar de pessoas que tenham dificuldades de comparecer a uma unidade de saúde. São 35 equipes no programa, e hoje possui 1393 pacientes em acompanhamento.

Para o presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Porto (PDT), o momento foi importante para que os vereadores pudessem tomar ciência do que vem sendo feito na área da saúde pela gestão e é uma forma também de prestar contas à população.

Ações de enfrentamento à Covid-19

Inicialmente foi criado o gabinete de crise, formado por gestores municipais e profissionais da área da saúde. Também foi criado o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que realizava reuniões diárias a fim de discutir as ações a serem adotadas

Conforme Joana, a gestão ainda investiu fortemente em comunicação, para fazer com que chegasse à população, a informação correta sobre a doença e as ações implantadas pelas pasta. O próprio prefeito através de suas redes sociais fazia um balanço da pandemia na cidade e prestação de contas das medidas.

Para evitar a proliferação da doenças, foram testados mais de 20 mil profissionais da saúde e disponibilizado o atendimento psicológico de forma online para os servidores que estavam na linha de frente de combate à Covid-19.

Por não terem direito a acompanhante, nem a fazer uso de celular durante a internação, a gestão possibilitou a comunicação dos pacientes com os familiares através de ferramentas tecnológicas. Segundo a gestora, uma das maiores preocupações era evitar possíveis aglomerações nas unidades de saúde e por isso a gestão aumentou a validade da receita para os pacientes e tempo de dispensação de 30 para 60 dias aos hipertensos e diabéticos atendidos pela rede municipal. Também foi feita a entrega domiciliar desses medicamento aos pacientes maiores de 80 anos.

Houve ainda o reforço de quase 200 médicos e todos os postos de saúde foram equipados com pelo menos dois oxímetros cada. Joana destacou que o trabalho dos agentes de endemia também foi fundamental para o controle da doença e que neste período foram realizadas mais de 100 mil visitas. As UPAs também foram ampliadas para atender os pacientes com suspeita de Covid-19.

A cidade ainda ganhou um hospital de campanha no Estádio Presidente Vargas, que segundo Joana, foi essencial, para garantir a capacidade de atendimentos dos pacientes diagnosticados com a doença. A unidade atendeu 1.239 pacientes e teve 48 admissões em um único dia.

Boletim Epidemiológico

A secretária Joana Maciel finalizou sua apresentação, destacando que a gestão tem feito o monitoramento diário do quadro epidemiológico, de acordo com o retorno das atividades econômicas. Conforme a gestora, a situação continua estável e a circulação viral está baixa, apenas 1%.

Joana reforçou no entanto, a importância dos protocolos sanitários, e as medidas de proteção, como o uso de máscaras, a higienização dos materiais, o uso de álcool em gel, o distanciamento social para que o quadro permaneça estável.

Foto: Elígia Cavalcante