Covid-19: vacina chinesa apresenta bons resultados

25/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os voluntários brasileiros são profissionais de saúde e não apresentaram reações graves à vacina

Vacina - Agência Brasil

Na corrida para a produção de uma vacina eficaz no combate ao novo coronavírus, as pesquisas já apontam resultados seguros e otimistas. Nesse cenário, o Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, apresentou nesta última quarta-feira (23) resultados da pesquisa com a vacina Coronavac. O teste em voluntários brasileiros e chineses aponta que 94,7% dos participantes não apresentaram reações adversas significativas à vacina.

Concluindo a fase 3 de testes em humanos, agora os testes serão para avaliar a eficácia e se ela produz anticorpos em quantidade suficiente contra o vírus. O estudo com a Coronavac feito na China com 50.027 voluntários chineses demonstrou que 5,36% das pessoas vacinadas apresentaram efeitos colaterais, todos sem gravidade, como: dor no local da aplicação (caso constatado em 3,08% dos voluntários), fadiga (1,53%) e febre leve (0,21%). Efeitos um pouco mais graves foram observados em 0,03% dos voluntários, tais como perda de apetite, dor de cabeça, fadiga e febre.

No Brasil a CoronaVac está sendo testada desde julho. A vacina está sendo aplicada em duas doses em voluntários de cinco estados brasileiros e no Distrito Federal, um total de 9 mil pessoas participam do estudo. Os voluntários são todos profissionais de saúde e segundo o governo paulista que administra o Butatan, nenhum deles apresentou reações graves à vacina.

O governo paulista estima que até dezembro o Instituto Butantan receberá 46 milhões de doses da Coronavac, sendo 6 milhões de doses da vacina já prontas para aplicação, além de outras 40 milhões de doses que serão formuladas e envasadas no Brasil. E para o primeiro semestre de 2021 está prevista a chegada de mais 55 milhões de doses.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente no mundo estão sendo produzidas cerca de 130 vacinas, e desse total, 10 delas, incluindo a CoronaVac, estão em fases adiantadas de testes.

>> Brasil apresenta cenário ideal para testes da vacina contra à Covid-19, aponta especialista

Informações: Agência Brasil