Pais ainda têm receio na hora de levar os filhos para o lazer fora de casa

24/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Foram quase sete meses cumprindo um isolamento social rígido devido à pandemia da Covid-19, mas aos poucos a rotina de muitas famílias fortalezenses vai voltando ao normal com a liberação gradual das atividades. Nesse novo cenário muitos pais dividem opinião sobre se é ou não o momento certo para sair com as crianças. Mãe de […]

Mãe de primeira viagem, a jovem Letícia Mayra e seu esposo Elisson Brito tiveram que usar muita criatividade durante o isolamento social para manter uma rotina ativa com a pequena Eloísa, de dois anos. “Ficávamos criando diversas atividades lúdicas para a Eloísa brincar. As atividades da creche que nos foram enviadas também ajudaram muito”, disse. Com a liberação das atividades, Letícia informou que vem dando preferência para ambientes abertos, como praia e parquinhos. “Mantemos todo o cuidado com o uso da máscara e ando sempre com álcool gel, mas ainda tenho medo de levá-la a alguns lugares” pontuou.

Já a jornalista Poliana Costa, mãe dos pequenos Davi e Nicolas, de 9 e 7 anos respectivamente, destaca que neste momento se sente mais segura de levar seus filhos para ambientes ao ar livre como praças e praia, porém, em duas oportunidades teve que levá-los ao shopping fazendo com que ela redobrasse os cuidados de higiene. “Em uma dessas vezes tivemos que almoçar no shopping, e nesse momento tive preocupação pois tivemos que tirar as máscaras e os restaurantes já estão ficando cheios, mas observei que os funcionários estão repassando tranquilidade no atendimento com a utilização dos itens de proteção individual”, disse.

Davi e Nicolas com seu pai Fernando Gonçalves

Mesmo com esse detalhe, Poliana ressalta que continuará evitando levar seus filhos aos shoppings para o lazer, pois ainda não tem certeza que o ambiente seja totalmente seguro. “Por enquanto o shopping é para atividades essenciais, como comprar roupas ou presentes de aniversário”. Nesse retorno a jornalista enfatiza que vem priorizando as atividades ao ar livre, principalmente agora que eles estão andando de skates. “Nossa estratégia é sair mais cedo de casa para evitar aglomeração nas praças onde eles podem aproveitar sem muita tensão. Mesmo assim, eles estão sentindo falta dos parquinhos de restaurantes e shoppings”, finalizou.

Lembrando que mesmo com a liberação gradual das atividades, os cuidados em relação a higiene na proteção contra à Covid-19 deve ser contínua através da utilização de máscara sempre que sair de casa; higienização das mãos com álcool gel ou água e sabão; manter o distanciamento e evitar aglomerações.