Saiba quais os exames específicos para detectar a Covid-19

22/09/2020 - Rochelle Nogueira

Pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta e cefaleia há pelo menos três dias devem realizar o teste.

Com a pandemia pelo novo Coronavírus, uma variedade de testes estão disponíveis no mercado para atender à população. Na dúvida de qual é a metodologia mais assertiva para o diagnóstico, e, em qual fase da doença ela deve ser aplicada, procuramos informações sobre o assunto.

Tipos de exame

RT PCR

Conhecido também como método swab. É considero o exame “padrão-ouro” para a Covid-19. Utiliza-se de técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus está presente no corpo. O exame de biologia molecular (RT-PCR) é feito a partir de secreções coletadas nas vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de sonda ou do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

Melhor dia para realizar esse exame: o paciente deve fazer esse exame a partir do 3º dia após o início dos sintomas, podendo ser realizado até o 10º dia.

Como se chega ao diagnóstico

Primeiramente transforma RNA do vírus em DNA. Depois o DNA é amplificado, se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento em traduzido em resultado positivo. Em caso de resultado positivo, a suspeita de COVID-19 é confirmada.

“Pessoas que apresentam sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta e cefaleia há pelo menos três dias devem realizar o teste, que é feito nos hospitais do Estado. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), ambos da rede estadual, são responsáveis por analisar as amostras coletadas nos exames de biologia molecular e, em seguida, realizar o diagnóstico laboratorial de Covid-19. O Trabalho conta, ainda, com o apoio da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Laboratório Argos”, informou a Secretaria de Saúde (SESA).

Sorologia

É o exame capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue do indivíduo. O exame de sorologia, realizado com a colheita de sangue, informa se a pessoa já teve contato com o vírus e se o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.

Melhor dia para realizar esse exame: É recomendado a partir do 10º dia do início dos sintomas. Importante frisar que o resultado negativo nesse exame não exclui a possibilidade da presença da doença e nesse caso o médico pode solicitar exames complementares.

Teste Rápido

O teste rápido, por sua vez, detecta se a pessoa teve ou não contato com o coronavírus. Quando uma pessoa é infectada, o organismo inicia a produção de anticorpos IgG e IgM, produzidos pelo corpo humano para combater a doença. Estudos científicos demonstram que, a partir do sétimo dia de sintomas, é possível identificar os anticorpos em testes rápidos.

Melhor dia para realizar esse exame: a partir do sétimo dia de sintomas.

Locais de Testagem

O Governo do Estado do Ceará disponibiliza dois Centros de Testagem em Maracanaú e em Fortaleza, essas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) começaram a funcionar em agosto. As duas unidades realizam exames de biologia molecular em tempo real (RT-PCR), feitos a partir da coleta de secreções das vias respiratórias.

A população também pode ter acesso à testagem para Covid-19 em sistema drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede estadual, e no estacionamento do shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza. Os dois serviços já realizaram, até o momento, 6.505 testes. Os exames são voltados a pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados de coronavírus.

Na Rede Municipal de Saúde os exames estão sendo ofertados nos Postos de Saúde, sendo realizado obrigatoriamente em pessoas sintomáticas partir do 8º dia de sintomas.

“Basicamente nós temos o exame sorológico e os exames que vão buscar o antígeno que a gente chama de PCR. Em geral nós temos o exame swab aquele nasofaringe que a gente coleta e que pode ser utilizado com algumas metodologias variando em busca de pedaços de vírus, por isso se trata de uma pesquisa de doença aguda. Geralmente quando o indivíduos se infecta o resultado é positivo entre quatro, cinco dias, após a infecção. Depois do sétimo dia começa a diminuir a quantidade de vírus. Na sorologia temos vários mecanismo para detecção dos anticorpos que são produzidos. Depois que a gente tem contato com o vírus a maioria das pessoas apresentam anticorpos específicos. Na análise é verificado dois tipos o Igm (na fase aguda) e o Igg (cicatriz imunológica)”, finalizou a infectologista do Hospital São José, Melissa Medeiros.

Áudio com a infectologista, Melissa Medeiros 🎤👇

Foto: Thiago Gaspar