Academias: confira os cuidados no retorno das atividades físicas

22/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As academias seguem com a autorização para funcionar com 50% da capacidade

Academia - Foto: Agência Brasil

Com o retorno das atividades das academias em Fortaleza desde o último dia 27 de julho, através do Decreto Estadual nº 33.963, e com autorização do aumento da capacidade de atendimento das academias para 50%, de acordo com o atual decreto do Governo do Estado do Ceará, os cuidados com a retomada dos treinos devem continuar sendo redobrada.

O coordenador técnico da academia AYO Fitness Club ,Júlio César Chaves, destaca que o espaço abriu seguindo todas as medidas necessárias de higienização proposta pelas autoridades de saúde. Entre os cuidados relacionados pelo coordenador estão: higienização constante dos equipamentos e espaços de convivência, treinamentos com os profissionais de saúde para a conscientização de todas as normas, utilização obrigatória de máscaras, demarcação no solo, disponibilização de álcool gel em todos os espaços da academia, controle de entrada de clientes por horário e medição de temperatura.

Júlio César ainda ressaltou os benefícios que os treinos coletivos, realizados com segurança, podem trazer para os alunos no momento de pós-confinamento, ajudando na melhoria dos níveis de ansiedade e redução da depressão. “Muitas pessoas estão com dificuldades de voltar a essa convivência em grupo e ainda estão com medo. Por isso, reforçamos ainda mais a nossa cultura de cuidados com a segurança do cliente”, disse.

Praticante de Crossfit (esporte derivado de vários outros, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso), a cerca de um ano e sete meses, o publicitário Marcelo Lino ressaltou que durante o período de isolamento social praticou exercícios em casa, mas com o retorno das atividades voltou a frequentar sua academia. “A academia vem higienizando os equipamentos, disponibiliza álcool e mantêm um distanciamento entre os alunos na hora dos exercícios. Levo meu kit com duas máscaras, garrafinha e magnésio para as mãos”, pontuou.

Fique atento

Lembramos que mesmo com a reabertura das atividades das academias, continuamos convivendo com o vírus da Covid-19 e a contaminação ainda é iminente. Logo, o uso de máscaras durante a atividade física, seja em ambiente fechado ou ao ar livre é fundamental. As pessoas devem continuar realizando constantemente a higiene das mãos e dos equipamentos utilizados, deve-se utilizar garrafa de água individual para hidratação e manter o distanciamento adequado durante os treinos. Outro fator importante é procurar orientação médica, se for iniciar uma nova atividade física.

Foto: Agência Brasil