Novas séries escolares retomarão as aulas presenciais a partir de 1º de outubro

21/09/2020 - Ana Clara Cabral

Fase 4 do Plano de Retomada avança no setor de Educação.

Primeiro dia de aula durante pandemia

Escolas de Fortaleza e Região Metropolitana estão autorizadas a voltar às aulas presenciais de novas séries, a partir de 1º de outubro. Com 35% da capacidade de alunos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), os 1º, 2º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a 3ª série do Ensino Médio, retomam as atividades conforme o Decreto Estadual nº 33.742 publicado no último sábado, 19. A Educação Infantil (creches e pré-escola) passa a funcionar com até 50% de sua capacidade.

Apesar do avanço na liberação das aulas, a decisão fica à critério das prefeituras e escolas particulares. Para que o retorno aconteça, as instituições devem cumprir medidas sanitárias previstas no Protocolo Geral e Protocolo Setorial, como a testagem dos profissionais, distanciamento entre cadeiras, disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura no ingresso dos estudantes e profissionais.

Continua sendo dever das instituições de ensino público ou privado oferecer aos alunos a opção do ensino remoto integral para os pais ou responsáveis que assim optarem.

Além disso, continuam prorrogadas no Ceará as medidas de isolamento social, com a suspensão de eventos ou atividades com risco de disseminação do vírus; manutenção do dever especial de proteção em relação a pessoas do grupo de risco; recomendação para a permanência das pessoas em suas residências; e a obrigatoriedade do uso individual de máscaras, entre outras.

Ainda continuam vedados o transporte aquaviário para passeios turísticos; as aulas presenciais em universidades e nas escolas ressalvadas as séries acima citadas para o retorno; o funcionamento de bares e clubes.

Foto: Érika Fonseca