Câmara Municipal de Fortaleza assina parceria com a Defensoria Pública

21/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O termo de cooperação tem como objetivo encaminhar o cidadão para a assistência jurídica gratuita, a partir dos atendimentos realizados pelo Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider

fachada

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o Escritório de Direito Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL) e a Defensoria Pública do Ceará (DPE). A parceria tem como objetivo garantir o acesso ao cidadão a assistência jurídica gratuita a partir dos atendimentos realizados pelo EDHAL.

Segundo o coordenador do Escritório, Cláudio Silva, o Legislativo vem prestando a orientação e acompanhamento das demandas em prol da defesa dos direitos da população, exceto assistência jurídica gratuita, que é de competência da Defensoria Pública. “A Defensoria é uma das grandes parceiras do Escritório, mas pra firmar de uma forma mais eficiente essa parceira, nós propusemos esse Termo de Cooperação”, disse.

Cláudio Silva ainda ressalta que na prática a parceria vai fortalecer os atendimentos realizados pelo EDHAL. O termo foi elaborado em conjunto com a Defensoria e assinado pelo presidente Antônio Henrique nesta segunda-feira, 21.

O EDHAL

O Escritório de Direito Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), da Câmara Municipal de Fortaleza foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 583/2013, e conta com a atuação do advogado Cláudio Silva. O objetivo do EDHAL é trabalhar o fortalecimento das políticas de assistência em diversas comunidades da Capital.