Boletim epidemiológico aponta um pequeno aumento da média móvel de casos da Covid-19

21/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Movimentação de pessoas nas ruas de Fortaleza

Com objetivo de acompanhar o cenário do número de casos e óbitos em decorrência da pandemia da COVID-19 em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou na última sexta-feira (18), através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, o Boletim Epidemiológico da 38ª semana. O documento aponta um aumento no número da média móvel, estimada em 17 casos em relação há duas semanas atrás. Ao todo 48.309 casos já foram confirmados na Capital.

A média móvel apresentava apenas 8,4 casos em relação há duas semanas anteriores. Segundo o boletim, mesmo com esse aumento, a transmissão é considerada baixa e sujeita a pequenas oscilações. A SMS informa que a ampliação da testagem molecular (RT-PCR) direcionada aos grupos específicos e sintomáticos é essencial nessa fase para o monitoramento oportuno de eventuais surtos localizados e que a proporção de amostras com resultado detectável para Covid-19, liberadas pelo Lacen-CE, aumentou na última semana elevando os números de casos.

Em relação aos óbitos dos últimos sete dias, a média móvel foi de 1,7, apontando um discreto aumento. Mesmo com esse dado, Fortaleza não registra mais de 10 óbitos por dia e segundo o boletim, nos dias 12 e 30 de agosto e 9, 17 e 18 de setembro não foram registradas mortes pelo Coronavírus. O Boletim destaca ainda, que nesta fase o Município encontra-se com uma baixa transmissão viral, onde mínimas alterações no número de mortes alteram a média móvel desproporcionalmente. Até a última sexta-feira, 3.876 óbitos foram confirmados na Capital.

Segundo o mapa, o número de mortes continua em uma trajetória descendente. É possível observar no mapa, focos pontuais da doença dividido nas seis regionais. Na ocasião, é visto um maior número de casos na Regional II, com maior incidência nos bairros Vicente Pizon, Dionísio Torres, Centro e Meireles.

Até meio dia desta segunda-feira, 21, o boletim epidemiológico divulgado pelo Integra SUS, do Governo do Ceará, contabilizou 234.054 casos confirmados de infecção por coronavírus em todo o Estado. Já o atual número de óbitos chegou ao total de 8.820, com letalidade de (3,8).

Média Móvel

A média móvel é um cálculo de média simples dentro de um determinado período para suavizar oscilações e facilitar a visualização da tendência. Ela é móvel pois a cada novo dia o cálculo é refeito somando-se o valor atual e os 6 anteriores e dividindo-se por 7, no caso da média móvel de 7 dias.

Informações: Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Érika Fonseca