Setembro Amarelo: escuta qualificada gratuita é oferecida pelo Hospital Nosso Lar

18/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Hospital Nosso Lar, instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que atua há mais de 50 anos no tratamento de pessoas com transtornos mentais em Fortaleza, está oferecendo um serviço de escuta qualificada on-line totalmente gratuita. Os atendimentos são direcionados a pessoas com transtornos mentais, familiares e profissionais da área. Participam do atendimento, profissionais com larga experiência e treinados para identificar pensamentos suicidas, tais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros.

Eles vão escutar o problema do participante, identificar sinais de um possível transtorno mental, buscar traços suicidas ou se é apenas uma tristeza momentânea. “Esses profissionais não vão fechar um diagnóstico, mas de acordo com a necessidade de cada pessoa vão orientar a melhor forma de buscar ajuda especializada que possa amenizar a dor e evitar o suicídio”, ressalta Lorena Soares, psicóloga. A escuta qualificada já era um serviço ofertado pela instituição em anos anteriores, sempre no período do setembro amarelo, mas devido a pandemia, este ano será realizada no formato de teleatendimento com duração média de 30 minutos.

Lorena Soares observa que os profissionais estão realizando a escuta também para falar de assuntos gerais, como a importância da qualidade de vida e a própria importância de vida. “Esse serviço é importante, tanto para a pessoa com ideias suicidas, como para que as pessoas em volta dela possam enxergar o problema e auxiliá-la de alguma forma. Falar sobre isso não é incentivo, pelo contrário faz com que as pessoas possam enxergar o problema e procurar ajuda”, avalia.

Agendamento

Os interessados devem fazer a inscrição e agendar atendimento na plataforma de telemedicina www.setembroamarelohnl.com.br. Ao entrar no site o interessado deve clicar em “escuta qualificada online”, para ser encaminhado para site de marcação da sua escuta. Em seguida, clicar em “consulta remota” e escolher a forma de login. Na página convênio, escolher “setembro amarelo” e em procedimento “escuta qualificada”. O passo seguinte é escolher a data e horário, selecionar seu nome como paciente, clicar em confirmar agendamento, e aguardar até aparecer agendamento efetuado com sucesso. No dia o horário marcado a pessoa recebe um SMS no celular cadastrado, é só seguir os passos e logo estará tendo sua escuta.

A escuta com tempo de 30 minutos não será gravada, e será realizada através de uma chamada de vídeo. O serviço será ofertado de segunda a sexta, de 8h às 17h até o dia 30 de setembro. Segundo a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Já no Brasil, o ato acontece a cada 45 minutos. Em mais de 90% dos casos, está associado a distúrbios mentais. Transtornos de humor, como a depressão, representam o diagnóstico mais frequente. O suicídio, porém, é multifatorial, nem todo paciente com transtornos mentais apresentará tendências a cometer o ato, conforme a OMS.

Programação do Setembro Amarelo

Desde o início de setembro, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, o Hospital Nosso Lar realiza uma série de lives sobre o tema.

*Escuta Qualificada: Segunda a sexta de 8h às 17h – até o dia 30 de setembro.

*17/09 às 15h – Live com o Professor Dr. Leonardo Danziato e a Psicóloga Swami
Tema: Suicídio: um ato radical

21/09 – às 09h – Live com Dr. Hugo Porto do programa Vidas Preservadas pelo instagram

*22/09 às 20h pelo youtube do Hospital