Escritório de Direitos Humanos da CMFor recebe Comissão de Direitos Sistêmicos da OAB para debater ações na resolução de conflitos

18/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Na manhã desta sexta-feira (18), o Escritório de Direito Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL), da Câmara Municipal de Fortaleza, recebeu representantes da Comissão do Direito Sistêmico da OAB-CE. O momento debateu ações que visam solucionar da melhor forma os conflitos entre as pessoas utilizando a metodologia da humanização do judiciário. A […]

A presidente da Comissão de Direitos Sistêmicos da OAB-CE, Ana Tarna, destacou a importância de levar para a sociedade uma nova filosofia na resolução de conflitos através do Direito Sistêmico para garantir uma advocacia mais humanizada. “Entendemos que trabalhando o indivíduo com maior profundidade, podemos impactar em todas as relações dele”, pontuou.

Direito Sistêmico é a denominação criada pelo juiz Sami Storch como método terapêutico criado pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger, que a partir das constelações familiares desenvolveu uma ciência dos relacionamentos humanos, ao descobrir algumas ordens (leis sistêmicas) que regem as relações. O método vem sendo bastante utilizado no judiciário brasileiro.

Ana Tarna ainda salientou sobre a importância da realização das constelações familiares dentro do direito sistêmico como forma de humanizar as relações dentro do Judiciário. “A constelação familiar é uma terapia breve, que traz o que está no inconsciente da pessoa. A gente consegue chegar na profundidade daquele indivíduo através dos movimentos das pessoas que estão representando aquele conflito”, explicou.

O coordenador do EDHAL, Cláudio Silva, enfatizou que frequentemente o Legislativo recebe demandas relacionadas com problemas de mediações, que vão desde da ordem familiar até mesmo dentro das comunidades. Ele espera que a parceria aprimore os serviços de atendimento. “O Escritório visa estabelecer mecanismos e formas de mediações que, não necessariamente, todas as demandas sejam resolvidas pelo Judiciário. Essa parceria com a Comissão de Direitos Sistêmicos é para ter mais um canal alternativo na resolução de conflitos através da abordagem que trabalha com constelações familiares”, finalizou.

Caso o EDHAL durante um atendimento identifique a necessidade de um olhar mais profundo de algum caso poderá enviar para a Comissão da OAB.

Serviço:

Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider (EDHAL)
Endereço:
Rua Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante