Pesquisadores sugerem que Covid-19 poderá ser sazonal

17/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Após imunidade coletiva ser alcançada, o novo coronavírus passaria a se espalhar mais em épocas frias do ano – como acontece com a gripe

Com quase sete meses que a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, uma das perguntas mais frequentes da população é quando a doença poderá ser controlada. Porém, uma notícia é certa, como outras doenças virais, é possível que o novo coronavírus nunca desapareça completamente e possa voltar o contágio se tornando uma doença endêmica* como a dengue, influenza, sarampo, tuberculose entre outras.

Em recente artigo publicado da Revista Frontiers in Public Health, na última terça-feira (15), os pesquisadores apontam que no futuro, o novo coronavírus também se tornará uma doença respiratória sazonal, ou seja, novos surtos poderão aparecer de tempos em tempos. Eles ainda destacam que essa sazonalidade apenas acontecerá depois que a imunidade coletiva para a nova doença seja atingida por vias naturais ou por meio de uma vacina.

Para Hassan Zaraket, líder do estudo e pesquisador da Universidade Americana em Beirute, no Líbano, o coronavírus continuará causando surtos ao longo do tempo até que a imunidade coletiva seja atingida. “O público precisará aprender a viver com a doença e a continuar praticando as melhores medidas de prevenção, incluindo usar máscaras, evitar aglomerações, distanciamento físico e higiene das mãos”, disse. Ele ainda destaca apesar do rápido e crescente volume de evidências científicas sobre a Covid-19, ainda há muitas coisas desconhecidas.

Os pesquisadores afirmam que a sazonalidade dos vírus é resultado de uma combinação de fatores envolvendo temperatura e umidade, que são condições de sobrevivência dos patógenos no ar e nas superfícies. Outro fator é a baixa da imunidade diante de alterações climáticas e as aglomerações em ambientes fechados quando está frio. Mesmo não sendo consenso na comunidade científica, o artigo reforça que há evidências que, em regiões de clima temperado, a transmissão do coronavírus foi mais intensa no inverno, podendo ser um indício de que as temperaturas mais baixas e o clima seco podem sim, favorecer a infecção.

*Uma doença endêmica é aquela que se manifesta com mais frequência em alguma região por conta de circunstâncias locais. O surgimento destas condições, geralmente, ocorre dentro de uma localização específica e também numa determinada época.

Foto: Mateus Dantas