Educação: Fortaleza supera os índices brasileiros no ensino público

16/09/2020 - Adriana Albuquerque

Na sessão plenária desta quarta-feira, 16, parlamentares utilizaram a tribuna para destacar os resultados da cidade envolvendo a política de educação, regularização fundiária, segurança alimentar, além da aprovação do parecer do novo Regimento Interno. Vereador Evaldo Lima (PCdoB) Os resultados da educação básica sempre são destaque no Legislativo, reforçando o papel do ensino público de […]

Sessão plenária

Vereador Evaldo Lima (PCdoB)

Vereador Evaldo Lima

Os resultados da educação básica sempre são destaque no Legislativo, reforçando o papel do ensino público de qualidade na construção de uma sociedade igualitária. Evaldo Lima celebrou os avanços na educação cearense, e especialmente, na rede municipal. “Quero celebrar aqui os resultados do Ceará no Ideb. A melhor educação pública no país e Fortaleza tem o maior índice do 5º ao 9º ano. A educação pública de Fortaleza é superior aos índices alcançados na Regiões Norte (4,2), Nordeste (4,2), Sudeste (4.8), Sul (4.9) e Centro-Oeste (4.9)”.

Evaldo Lima destacou ainda a classificação de 79 escolas do Ceará entre as 100 melhores do país. “Tudo isso é motivo para gente celebrar a educação pública”, pontuou.

Esio Feitosa

Vereador Esio Feitosa

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também foram comemorados pelo vereador Esio Feitosa (PSB), que ressaltou o acerto em políticas públicas contínuas. “A educação é uma área estratégia e sensível. Esse índice é fundamental pois mensura o desenvolvimento do sistema educacional de todo o país, em larga escala e a taxa de educação na educação básica”, reforçou.

Esio Feitosa elencou os avanços ao longo dos últimos oitos anos, passando do índice de 4.2 nas série iniciais para 6.2; e no ensino fundamental (séries 5º ao 9º ano) de 3.5 para 5.2. “Os resultados são reflexo do compromisso dessa gestão com as pessoas”, destacou.

Vereador Ziêr Férrer

Vereador Zier Ferrer

Ocupou a tribuna para destacar o Projeto de Indicação nº 469/20, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar regularização fundiária dos imóveis situados na grande Aerolândia, na Regional VI. Ziêr relatou a importância dessa iniciativa para todas as comunidades de Fortaleza e solicitou que a Prefeitura e Governo do Estado continuem trabalhando na melhoria da política fundiária. “Quem entra na vida pública é para servir as pessoas com menos oportunidades”, disse.

Vereador Gardel Rolim (PDT)

Vereador Gardel Rolim

Anunciou aos parlamentares, que a Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno aprovou nesta manhã, o relatório do novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador informou que foram realizadas dez reuniões para analisar cada proposta apresentada e que o próximo passo é apreciar o documento no plenário. “O novo regimento trará algo moderno e um vigor para as sessões da Câmara Municipal”, ressaltou.

Vereador Raimundo Filho (PDT)

Vereador Raimundo Filho

A regularização fundiária é uma política que vem sendo buscada por muitas famílias fortalezenses. Em tramitação na Câmara, o projeto de indicação nº 0498/2020, de autoria do vereador Raimundo Filho (PDT), autoriza o Poder Executivo a promover a regularização dos imóveis na comunidade Campos Novos. O parlamentar ressaltou a luta das 300 famílias, que residem no local há 25 anos. “Como parlamentar, representando os moradores da comunidade Campo Novos, iniciamos o processo de regularização”, destacou Raimundo Filho.

Vereador Ronivaldo (PT)

Vereador Ronivaldo Maia

Fez uso do seu tempo no Pequeno Expediente para trazer uma demanda dos moradores do entorno da praça localizada ao lado do Instituto Federal do Ceará (IFCE), no bairro Benfica, que vêm sofrendo com a falta de iluminação pública há mais de duas semanas. O parlamentar solicitou que a prestadora de serviço de iluminação solucione o problema da comunidade.

Iragussú Filho (PDT)

Vereador Iraguassu Filho

Destacando a luta em prol da segurança alimentar, Iraguassú Teixeira reforçou a importância de uma política pública permanente. O parlamentar destacou o trabalho da Associação de Celíacos do Brasil (Acelbra) e do movimento no fortalecimento da rede de assistência voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional. “Ações relevantes e necessárias para política de segurança alimentar. Precisamos avançar na estrutura orgânica e administrativa do municípios para garantir o protagonismo da segurança alimentar nos municípios e nos país”.

Vereadora Larissa Gaspar (PT)

Vereadora Larissa Gaspar

A temática da Segurança Cidadã e a criação de um Núcleo Permanente de Formação Continuada da Guarda Municipal de Fortaleza foram destaque na tribuna da Casa. A vereadora Larissa Gaspar reforçou o papel da Guarda Municipal no fortalecimento da cidadania. “Uma segurança que defende a vida, que é cidadã, que tem a confiança e respeito da população. A Guarda Municipal sempre cumpriu esse papel em defesa dos direitos da população”.

Larissa destacou ainda o projeto de lei nº 253/2020, que institui a Semana Municipal de Prevenção de Acidente com Crianças. A parlamentar evidenciou o número de acidentes envolvendo crianças e que podem ser evitados. A proposta conta com o apoio da Visão Mundial.

Foto: Érika Fonseca