Plataforma do curso de Arquitetura da UFC divulga ações solidárias em tempos de pandemia

15/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Movimentação de pessoas nas comunidades de Fortaleza

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou a Plataforma SOMAR ‒ Solidariedade, Mapeamento e Resistência, com o objetivo é “unir e mapear informações, divulgar ações solidárias e refletir sobre a situação das comunidades em Fortaleza durante a crise do coronavírus”. Essa é uma das ideias inovadoras surgidas na Academia, a partir da observação do aumento das desigualdades sociais na Capital que agravou a crise sanitária e humanitária.

O programa é coordenado pelo Prof. Daniel Cardoso, auxiliado pela Profª Clarissa Freitas. O projeto foi criado a várias mãos. Os coordenadores e alunos criaram a plataforma que, no tópico Ações, lista três atividades prioritárias, que são: o Mapa Solidário, onde são divulgadas campanhas de apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade em Fortaleza. A segunda atividade é o Curso Solidário realizado remotamente, como forma de o Programa (ARQPET) dar continuidade às suas atividades neste período de isolamento social e ainda arrecadar doações para a Comunidade Raízes da Praia, no bairro Vicente Pinzon.

A terceira iniciativa, que ainda não está sendo construída, é a iniciativa Covid-19 na Cidade. A intenção é “falar de Fortaleza em meio à pandemia sob o olhar do mapa, gerando relações entre os aspectos socioeconômicos, ambientais e a evolução dos casos.”

Outras informações

Ainda na Plataforma SOMAR, no campo denominado Leituras, podem ser encontradas diversas sugestões de artigos, reportagens e textos informativos sobre questões relacionadas à covid-19, especialmente sobre o aspecto dos impactos na vida da população em situação de maior vulnerabilidade. Outras informações podem ser obtidas navegando nos perfis da SOMAR no Instagram e no Facebook.

Entre as iniciativas contempladas estão: 100 fome; Ajuda do bem a quem não tem!; Amigos em ação; Bom Jardim em Luta; Campanha Adote uma comunidade: Comunidade Titanzinho e Serviluz; Frente de Luta Pelo Jangurussu; Frente de Doações pela Serrinha; Fundo Solidário para as periferias de Fortaleza; Instituto Compartilha; Ligas Unidas Pelo Bem, CADE – Centro de Atendimento ao Desenvolvimento Espiritual, Movimento Supera Fortaleza, entre outras.

Foto: Érika Fonseca