iSUS: aplicativo auxilia profissionais de saúde no combate ao Coronavírus

15/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O iSUS visa auxiliar os profissionais da saúde no processo de tratamento dos pacientes com Covid-19

O trabalho de enfrentamento ao novo Coronavírus ganha a cada dia novas ferramentas de auxílio aos profissionais de saúde no combate à doença. Nessa linha, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), lançou nesta segunda-feira (14), o aplicativo iSUS que traz uma série de recursos para dar agilidade na adoção de condutas de tratamento, com base em dados atualizados e em evidências científicas.

A plataforma oferece a oportunidade de troca de experiências entre os profissionais de saúde que utilizam o aplicativo e gerando melhorias ou inclusão de funcionalidades consideradas mais importantes por eles. O aplicativo ainda foi desenvolvido em formato de código aberto, permitindo que ele seja utilizado por outras instituições públicas de saúde do Brasil e do mundo.

O aplicativo, em fase de testes desde junho, foi desenvolvido em parceria com a consultoria em tecnologia ThoughtWorks e com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do projeto “SMART Health”, desenvolvido em conjunto com o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (Gesad) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O aplicativo iSUS

Após preenchimento de dados pessoais, o iSUS permite acesso personalizado a manuais, protocolos e notas técnicas atualizados constantemente. O protocolo digital do manejo clínico do paciente, uma das principais funcionalidades disponíveis, apresenta todos os estágios da Covid-19 e traz uma série de recomendações para a abordagem clínica adequada para o processo de recuperação do paciente com base em evidência científica.

Para Marcelo Alcântara, superintendente da ESP/CE, o aplicativo é importante na criação de novas tecnologias em prol do Sistema Único de Saúde e como forma de fortalecer a comunicação entre os atores que compõe o sistema de saúde como um todo. “É muito oportuno que o iSUS esteja sendo lançado oficialmente quando nosso SUS completa 30 anos de existência. Uma nova fase do SUS pode se instaurar com o avanço da tecnologia. É importante que o aplicativo seja uma ferramenta de comunicação entre todos os profissionais e os gestores da saúde”, disse.

O médico pneumologista e intensivista, Ricardo Coelho, destaca a praticidade do iSUS. “O aplicativo é uma forma prática e rápida de atualização, especialmente nesse momento de pandemia que temos menos tempo. É também um suporte no atendimento ao paciente que tem dúvidas e rapidamente possa checá-las no aplicativo, que é uma fonte confiável”, pontuou.

O superintendente da ESP/CE ressalta a importância do aplicativo iSUS.

Informações: Escola de Saúde Pública do Ceará

Foto: Escola de Saúde Pública do Ceará