TRE vai oferecer serviços de orientação em Libras nas eleições deste ano

14/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os intérpretes de Libras voluntários deverão ser distribuídos nos maiores colégios eleitorais do Estado ou naqueles que tiverem a maior quantidade de eleitores com deficiência auditiva cadastrados.

Com 7.863 eleitores com algum tipo de deficiência auditiva no Ceará, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) resolveu oferecer um serviço para facilitar a acessibilidade desse contingente no dia da eleição deste ano. Por isso, está solicitando a apresentação de voluntários que tenham conhecimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para orientar os eleitores com alguma dificuldade de audição sobre a localização de sua seção eleitoral e esclarecer outras dúvidas. Eles serão identificados por meio de crachás.

Os intérpretes de Libras voluntários deverão ser distribuídos nos maiores colégios eleitorais do Estado ou naqueles que tiverem a maior quantidade de eleitores com deficiência auditiva cadastrados. O serviço tem por objetivo auxiliar na remoção de barreiras de comunicação e possibilitar ao eleitor com deficiência auditiva que possa exercer plenamente a sua cidadania.

Para quem se interessar pelo chamamento, receberá os mesmos benefícios concedidos aos mesários, ou seja: folgas pelo dobro de dias trabalhados, vale-alimentação e certificado de que participou voluntariamente dos trabalhos da Justiça Eleitoral nas eleições de 2020. As inscrições podem ser efetivadas através do site www.tre-ce.jus.br. É só acessar o formulário e realizar a inscrição.

Todas as pessoas que trabalharão como voluntárias nas eleições deste ano terão toda a atenção com relação aos cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu uma série de protocolos de segurança, elaborados em conjunto com médicos e especialistas. Serão disponibilizados equipamentos de proteção individual no dia da votação. Cada voluntário receberá máscaras, proteção do tipo face shield e álcool em gel.

Projeto Piloto

Na eleição de 2018, o TRE-CE já havia realizado um projeto-piloto com voluntários intérpretes de Libras. O Serviço foi oferecido em 35 locais de votação no Estado, sendo 23 na Capital e 12 nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Caucaia e Maracanaú. Com o êxito do atendimento, a Justiça Eleitoral resolveu ampliar o serviço neste ano.