Coronavírus: como se proteger morando com alguém infectado?

14/09/2020 - Anna Regadas

É imprescindível fazer uma limpeza diária completa para evitar novas infecções, principalmente das superfícies em que a pessoa infectada possa ter tocado

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Sair de casa e cruzar com pessoas possivelmente infectadas pelo coronavírus já requer uma série de cuidados especiais de higiene e prevenção como o uso de álcool em gel e máscara. Mas e quando há alguém diagnosticado com Covid-19 que mora no mesmo lar que você? E quando essa pessoa possui algum tipo de deficiência e precisa dos seus cuidados e atenção? Conversamos com o infectologista e ex-secretário de Saúde do Estado, Anastácio Queiroz,  para saber quais as medidas preventivas devem ser tomadas, a fim de diminuir os riscos de contágio.

Quando se convive com alguém infectado pelo Covid-19 é imprescindível fazer uma limpeza diária completa para evitar novas infecções, principalmente das superfícies em que a pessoa infectada possa ter tocado, tais como: maçanetas, mesas, interruptores, torneiras, vasos sanitários, telefones e teclados. Os indivíduos também não devem compartilhar copos, talheres e pratos.

Também é indicado usar elementos de limpeza descartáveis, como máscara e luvas. Para a higienização, deve ser usada uma solução de água sanitária (para cada litro de água acrescentar 25 ml de água sanitária 2% ou 2,5 % e
guardar em frasco protegido da luz). É preciso também isolar corretamente o lixo em um saco plástico e uma fazer uma higiene pessoal completa depois do tratamento desses resíduos.

No caso da pessoa com deficiência ter sido diagnosticada com Covid-19, e do tratamento ser feito em casa, são necessários cuidados extras. A Secretaria de Saúde do Estado elaborou um material listando algumas medidas importantes a serem adotadas para assegurar a saúde da pessoa com deficiência e de seus familiares.

Dentre as medidas estão; uso de máscara, separar itens pessoais como toalha, sabonete, pasta de dente, limpar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar tocar no rosto, manter a janela aberta para que haja uma fonte de ventilação e entrada de luz solar e evitar o contato dos animais com a pessoa doente, pois embora eles não adoeçam, podem disseminar o vírus.

Cuidados ao sair de casa

Com a retomada da economia no Ceará, as pessoas estão tendo maior circulação nas ruas, e por isso devem redobrar os cuidados para evitar o risco de contágio do coronavírus. Veja abaixo algumas orientações:

  • Na rua deve utilizar máscara, manter o distanciamento social, evitar contato, cumprimentos, abraços e toques.
  • Fazer uso do álcool em gel ou lavar mãos com certa frequência, evitar tocar o rosto.
  • Ao chegar em casa é importante tirar os sapatos ainda do lado da porta.
  • Deixe um vidro de álcool em gel ao lado da porta para utilizar antes de entrar na residência.
  • Ao entrar vá direto ao banheiro, tire imediatamente a roupa utilizada na rua e tome um banho.
  • Também é importante higienizar quaisquer objetos que você tenha trazido de fora, como celular, óculos, embalagens, bolsa, chaves com álcool.
  • Se sair com o seu animal de estimação, não deixe de higienizar as patinhas dele com água.

Dicas para a higienização correta dos objetos:

  • Estruturas de plástico não poroso ou borracha precisam ser colocadas de molho em uma mistura de água morna com vinagre ou detergente. Para garantir a higienização, é recomendado passar álcool 70%. 
  • Os brinquedos podem se tornar reservatórios de vírus e bactérias caso não passem por limpeza apropriada. Por isso lembre de lavar com água e sabão e deixe-os secando ao sol.
  • Em material de metal faça a higienização com pano e álcool 70%.
  • Nas revistinhas e livros é recomendado a aplicação de plástico adesivo em capas para que a limpeza possa ser feita com álcool 70%. 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil