Pequenos eventos estão liberados em Fortaleza a partir desta segunda (14)

14/09/2020 - Ana Clara Cabral

Saiba quais cuidados os eventos deverão tomar de acordo com o protocolo de reabertura do Ceará.

Foto: Revista Live Marketing

De acordo com o decreto estadual 33.730, a partir desta segunda (14) os eventos de pequeno porte estão autorizados para acontecer no município de Fortaleza. Além de obedecer critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos, empresas devem estar atentas ao protocolo de reabertura específico para o setor, que inclui regras como a capacidade de até 100 pessoas, uma pessoa a cada 12m², e horário limite até 23 horas.

Igrejas, hotéis, buffets, clubes e casas de eventos precisam providenciar controle de acesso nos espaços privativos, garantindo o espaço mínimo de 2 metros entre as pessoas e organizando as filas quando necessário. Para assegurar o número de pessoas, é necessário que haja um processo de inscrição inteiramente on-line, inclusive com auto credenciamento, evitando ao máximo contato físico.

Eventos que envolvam apresentações artísticas e musicais, segundo protocolo, devem cumprir o distanciamento de 2 metros também para os profissionais, além de não permitir o compartilhamento de equipamentos e instrumentos. Deve-se evitar lounges que possam gerar aglomeração de público em um mesmo espaço e exigir o uso de máscara de proteção para adentrar ao local.

Outras recomendações dadas são a automatização de torneiras, interruptores e portas para evitar contato físico das pessoas; distribuição de Equipamentos de Proteção Individuais para os funcionários, exigência do uso da máscara de proteção a todos que adentrarem ao local e disponibilização de álcool em gel.

Ainda, após a realização do evento, empresas devem guardar lista de nomes e contatos dos participantes por pelo menos um mês, caso algum deles tenha que se isolar por testar positivo ou por suspeita de Covid-19, informar a todos os outros para que possam monitorar o desenvolvimento de sintomas por 14 dias.

A presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará, Circe Jane, falou sobre a importância do setor para a economia do Ceará e comentou sobre a expectativa do retorno. “Esperamos um recomeço gradativo, o início prevê retomada mais rápida de eventos sociais e particulares, como batizados e casamentos”.

Referente ao impacto econômico do setor, a presidente destacou uma pesquisa feita relativa ao primeiro semestre de 2020, com associados das entidades Sindieventos, Abeoc CE e Visite CE. “Chegamos ao número de paralisação de 14 mil empregos, e a não injeção de recursos pelos eventos que foram adiados ou cancelados de R$ 173 milhões de reais no Ceará”, disse.

Veja o Protocolo de Reabertura completo para eventos clicando aqui.

Foto: Revista Live Marketing