Covid-19: Boletim aponta redução no número de casos e óbitos em Fortaleza

14/09/2020 - Anna Regadas

Mesmo com o retorno das atividades, a transmissão continua sendo baixa na Capital, porém sujeita a alterações.

Movimentação de pessoas nas ruas de Fortaleza

Em Boletim Epidemiológico, divulgado na última sexta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra o cenário da Covid-19 em Fortaleza, com uma média móvel de casos estimada 81% inferior à registrada duas semanas atrás. Conforme a avaliação feita pela SMS, mesmo com o retorno das atividades, a transmissão continua sendo baixa na Capital.

Segundo o boletim, o número de óbitos em decorrência da Covid-19 também continua em redução, com média móvel 43% inferior à mensurada quatorze dias atrás. O quadro também mostra que há trinta e cinco dias, a cidade não registra mais de 5 óbitos por dia. Preliminarmente, não foram registradas mortes nos dias 12 e 30 de agosto e 9 e 11 de setembro. Quando analisado o mapa espacial, os óbitos estão concentrados nos bairros periféricos da cidade, sendo a regional V que apresentou o maior número de mortes, com um total de 838 desde o inicio da pandemia até o dia 11 de setembro.

O levantamento também traz o panorama geral da pandemia em Fortaleza, apontando maior número de óbitos em pacientes com mais de 60 anos e do sexo masculino. O documento aponta que 70% dos casos e 23% das mortes foram confirmados na população de 20 a 59 anos; 26% dos casos e 77% das mortes foram confirmadas no grupo com 60 anos e mais e que a maioria dos pacientes que morreram vítimas da doença eram do sexo masculino (57%).

Nesse cenário, a ampliação da testagem molecular direcionada a grupos específicos e sintomáticos tem sido essencial para o monitoramento e identificação de eventuais surtos localizados ou alteração da tendência. Mesmo com a redução do número de casos e óbitos, as autoridades de saúde reforçam a importância das medidas preventivas, como o distanciamento social, uso de álcool em gel e de máscara para que o quadro se mantenha estável e não venha a sofrer muitas oscilações.

Ceará também apresenta redução no número de óbitos e casos

Em coletiva realizada na última quinta-feira, 10, o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto e a secretária-executiva de Vigilância e Regulação do Ceará, Magda Almeida afirmaram que o quadro epidemiológico do novo coronavírus no Ceará também continua estável.

Segundo os gestores, mesmo com a ampliação da testagem, o número de casos positivos têm sido baixo e a circulação viral está abaixo de 1%. Já foram aplicados 689.614 testes para detectar o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (Sesa), a média móvel que era de 14 óbitos por dia entre 27 de agosto e 2 de setembro caiu para nove, na semana entre 3 e 9 de setembro. O boletim da Sesa traz, também, a diminuição no número de pessoas infectadas (-14,4%) e de óbitos (-28,6%) no interior.

O Ceará havia confirmado, até a manhã desta segunda-feira (14), 227.632 casos de Covid-19 e 8.689 mortes em decorrência da doença desde o inicio da pandemia. Neste período 202.711 pessoas se recuperaram da enfermidade. Os dados foram extraídos da plataforma IntegraSUS, atualizada às 09h51 pela Sesa.

Foto: Érika Fonseca