Corpo de Bombeiros promove lives durante o mês de setembro para abordar a prevenção e combate ao suicídio

03/09/2020 - Cleonardo Dias

Ao todo serão 14 lives. Para assistir é só acessar os canais do CBMCE nas redes sociais.

Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros

O debate sobre a prevenção ao suicídio vem ajudando a sociedade a encarar o problema e, o empenho de diversas entidades no Brasil, vem auxiliando no combate a essa problemática. Aqui no Ceará, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), dentro do mês de conscientização e orientação de combate ao suicídio “Setembro Amarelo”, realizará uma série de lives nas redes sociais da corporação.

Com uma programação prevista de 14 lives até o final do mês, a corporação ressalta que os ao vivos contarão com a participação de profissionais capacitados em dialogar sobre o assunto abordando diversas vertentes. A primeira live ocorreu no último dia (01/09) e abordou o tema “Psiquiatria e Prevenção de Suicídio”, que teve como convidada a especialista Carla Brandão. Na ocasião, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Luís Eduardo Soares de Holanda, participou da abertura da programação.

Durante a live o comandante-geral do Corpo de Bombeiros ressaltou a importância da ação. “O principal objetivo do bombeiro é a preservação da vida. Entendemos que muito mais que irmos para as ocorrências e prestar o socorro necessário, a prevenção também é um grande aspecto da nossa instituição e a prevenção ao suicídio é uma das nossas grandes preocupações. O CBMCE, em mais um ano, se integra de uma maneira muito forte à campanha do Setembro Amarelo. Há muitos anos desenvolvemos uma série de ações, como o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), que é reconhecido em todo o país”, pontuou.

Seguindo a programação da campanha Setembro Amarelo do Corpo de Bombeiros, a live desta quinta-feira (03), contará com a participação da Dra. Aline Lobato, que apresentará o tema: “Homicídio ou Suicídio? A Investigação Criminal e a Autópsia Psicológica”. A live terá início às 20h. Acompanhe através das redes sociais do CBMCE: Instagram: @cbm.ce e Youtube CBMCE.

Confira a programação completa:

O Setembro Amarelo

No dia 10 de setembro é oficialmente celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha acontece desde 2014, e é fruto da parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, e do Conselho Federal de Medicina – CFM. No Brasil, anualmente são registrados cerca de 12 mil suicídios, e deste total, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.

Projeto Reconectar

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), através do projeto “Reconectar – experiências Agroecológicas e Ecopsicológicas”, visando proporcionar reflexões sobre o cuidado, o autocuidado e a descoberta de talentos para ajudar na travessia desses tempos adversos de pandemia, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (04), para a oficina “Cuidando de si e descobrindo seus talentos ocultos em tempo de pandemia”.

Segundo a coordenadora e professora do curso de psicologia da UECE, Lise Mary Soares, a oficina é fruto da orientação realizada junto aos seus alunos sobre o assunto, onde visou transformar os acadêmicos em multiplicadores para a comunidade universitária em geral. “Durante duas horas e meia vamos trabalhar sobre a arte de ser bondoso consigo mesmo, explorando os talentos ocultos em nós. Vamos sensibilizar as pessoas para a descoberta de um recurso que ela tem na própria mão que é aprender a lidar com ela mesma”, explicou. A coordenadora ressaltou que de acordo com a demanda da 1ª oficina, em breve haverá novas turmas.

Informações: Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e UECE

Foto: Corpo de Bombeiros