Terminal Rodoviário reforça cuidados sanitários para garantir segurança de passageiros

21/08/2020 - Anna Regadas

Cerca de 2500 passageiros circulam por dia no Terminal.

A retomada das viagens exigiu a adoção de procedimentos para garantir a segurança dos passageiros e evitar a propagação do novo coronavírus. Conforme a Socicam, empresa que administra o Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, todos os cuidados sanitários estão sendo adotados.

O plano de biossegurança inclui o controle na entrada de passageiros com aferição de temperatura, exigência do uso da máscara e disponibilização de álcool em gel; instalação de adesivos de distanciamento; divulgação de mensagens no sistema de som; instalação de pias externas para lavagem das mãos e orientação aos passageiros quanto a necessidade do distanciamento social no âmbito do Terminal.

A quantidade de passageiros que embarcam no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, em Fortaleza, aumentou de 500 para 2.500 por dia, um retorno de quase 42% da média registrada antes da pandemia do novo coronavírus, que correspondia a 6 mil passageiros por dia.

Segundo a Coordenadoria de Transporte da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) essa quantidade de passageiros aponta um aumento gradual de viagens entre municípios cearenses e do Ceará para outros estados, respeitando as restrições de deslocamento entre regiões por causa da pandemia.

A Agência apontou que antes da pandemia, cerca de 406 ônibus saíam por dia do Terminal Rodoviário. Hoje, o número está em 92, sendo 72 para viagens intermunicipais e 20 para interestaduais. Os destinos mais procurados são Camocim, Juazeiro do Norte, Aracati, Iguatu, Teresina (PI), Canindé, Parnaíba (PI), São Benedito, Acaraú, Recife (PE), Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Jaguaruana, Sobral e Croatá.

Foto: André Lima