Vinte e três bairros de Fortaleza recebem ações de prevenção ao Calazar

11/08/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As ações educativas fazem parte da Semana de Controle ao Calazar

Com intuito de alertar a população sobre os cuidados na prevenção à Leishmaniose, conhecida popularmente como calazar, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS), realiza até a próxima sexta-feira (14), ações educativas para conscientizar os moradores de 23 bairros da Capital sobre a doença.

A programação contará com visitas domiciliares realizadas pelos Agente de Combate às Endemias, além de um trabalho de conscientização e divulgação da campanha através de cartazes, exposição com maquetes e palestras. Haverá também blitz educativas, vacinação antirrábica, testagem, distribuição de brindes e exposições.

Locais da ação da Semana Controle ao Calazar desta terça-feira (11):

• Regional I: (Visitas domiciliares de conscientização contra à Leishmaniose, afixação de cartazes nos comércios, pontos estratégicos nas proximidades e Exames de DPP). Local: Praça do campo do Beira Rio – Barra do Ceará das 8h às 12h;
  • Regional II: (Divulgação da Campanha da Leishmaniose com afixação de cartazes nos corredores comerciais e outros segmentos sobre as medidas de prevenção e manejo ambiental). Local: Ponto de apoio: UAPS Sandra Nogueira – Rua Josias Paula De Sousa, S/N – Vincente Pinzón das 8h às 17h.
  • Regional III: (Visitas domiciliares de conscientização contra a Leishmaniose, afixação de cartazes nos comércios, pontos estratégicos nas proximidades e Exames de DPP na praça). Local: Rua Santa Maria Gorete com Rua IV, no bairro Quintino Cunha das 8h às 12h;
  • Regional IV: (Abordagem Educativa e Palestras). Local: No pátio das Lojas Americanas na Av. Silas Munguba – Itaperi e na Associação dos Moradores Rua Júlio Cezar, bairro Damas.
  • Regional V: (Abordagem na temática à Leishmaniose, teste de DPP e vacina antirrábica) Local: Hipermarket Supermercado – Rua Rubens Monte, 380, no bairro Jardim Cearense de 8h às 17h;
  • Regional VI: (Visitas domiciliares com orientações sobre a prevenção da leishmaniose, afixação de cartazes nos comércios e petshops). Local: (UAPS Pedro Sampaio na Rua Iracema, bairro Conjunto Palmeira das 8h às 17h;
  • Regional Centro: (Visitas domiciliares) Local: Comunidade São Longuinho Qts: 1, 2 E 3; Rua São Longuinho; Rua Padre Justino; Rua João Cordeiro e Rua Monsenhor Tabosa. Horário das 8h às 17h.

Veja a programação completa da Semana de Controle ao Calazar clicando aqui.

A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos. Nas formas mais graves, a Leishmaniose pode acarretar anemia e outras doenças imunes.

Informações: Secretaria de Saúde de Fortaleza

Foto: Ascom SMS