População conta com mais um posto de coleta do Hemoce

10/08/2020 - Rochelle Nogueira

Para doar sangue é preciso fazer a reserva de horário através dos canais do Hemoce

A partir desta terça-feira (11), o Hemoce contará com um posto de coleta de sangue no shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza. Com espaço no piso L2, a unidade funcionará até 11 de outubro com atendimento à população de segunda a sábado, das 12h às 21h30. Já aos domingos, das 13h às 21h.

O projeto “Hemoce Perto de Você” tem como objetivo facilitar o acesso da população aos locais de doação de sangue. Uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem receberá os doadores no posto. O espaço tem capacidade para atender 60 pessoas por dia.

Najila Lima, coordenadora de captação de doares do Hemoce, informa que para doar sangue é preciso fazer a reserva de horário através dos canais do Hemoce, por meio do link www.hemoce.reservio.com, pelo whatsapp institucional 3101.2296 ou entrar em contato pelo número 3101.2305. “Para doar é muito simples basta estar saudável, portar documento oficial com foto, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos”, disse. Os voluntários que desejarem também poderão se cadastrar para a doação de medula óssea.

Salvando vidas

Classificado pelo grupo ABO (A, B, AB, O) e Rh (positivo e negativo) os tipos sanguíneos especificam para quem o plasma pode ser doado se tornando determinante no momento de uma transfusão. No Ceará, por exemplo, os tipos O e A são os mais comuns. Segundo levantamento, nos últimos 21 anos o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, contou com a doação de 599.534 doadores, 45% com predominância do tipo O+.

“Eu sou doadora voluntária há mais de 10 anos. Acredito que tirar um tempo para salvar de 1 a 3 vidas, com uma simples doação de sangue, é um dever de todos nós, cidadãos, que nos importamos com a vida do próximo e temos empatia. É doar um pouco de esperança e alento a várias pessoas que necessitam de ajuda”, disse a jornalista Anny Almeida.

Confira matéria da TV Fortaleza sobre o assunto:

Foto: Fernando Frazão