Covid-19: Regional I e II concentram maiores índices de óbito em Fortaleza

10/08/2020 - Rochelle Nogueira

Ao todo, 43.024 casos foram confirmados Fortaleza. Sendo 3.780 óbitos por Covid-19 desde a ocorrência da primeira morte. Os dados foram apresentados pelo Boletim Epidemiológico até o dia 7 de agosto

Com o objetivo de divulgar o cenário epidemiológico e a distribuição espacial e temporal de casos e óbitos, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará emitiram boletins com o cenário referente à Covid-19 até o dia 07 de agosto.

De acordo com levantamento apresentado, em Fortaleza ocorreu entre os dias 28 de julho a 7 de agosto, proporção de positividade de 7,8% das amostras dos exames RT-PCR analisadas pelo Lacen-CE refente aos residentes de Fortaleza. “Demonstra a ‘lentificação’ do incremento diário. A tendência de achatamento da curva de casos confirmados se consolidou”, apontou o relatório da Secretaria de Saúde do Município.

Dos 43.024 casos confirmados na capital, foram registrados 3.780 óbitos por Covid-19, com maiores incidências nas Regionais I e II e grupos dispersos em bairros das Regionais III, IV e V.

De acordo com o mapa apresentado no boletim, a maior quantidade de óbito foi identificado entre a 18ª e 22ª semanas epidemiológicas, com 2.471 mortes ocorridas. Com alta intensidade na Regional I até alcançar a Regional V (Núcleo Grande Bom Jardim). Já em sentido litorâneo leste, identificou-se alta intensidade no Mucuripe e se estabeleceu no Vicente Pinzon, tangenciando o Cais do Porto.

Os bairros como: Aldeota, Cais do Porto, Centro, Cidade 2000 e Cocó são os bairros com os maiores índices de mortes pela Covid-19 dentro desse cenário. Confira:👇

Relembrando que os casos de óbitos chegaram ao ápice entre os meses de abril e maio, apresentando incidência de mortes maior entre os homens, 57%. 70% dos casos e 23% das mortes foram confirmadas na população de 20 a 59 anos e 27% dos casos e 77% das mortes foram confirmadas no grupo com 60 anos e mais.

Ceará

Foram confirmados no Estado do Ceará 176.403 casos de Covid-19, até o dia 6 de agosto, representando um acréscimo de 8,8% em relação à semana anterior. Sendo:

• na Região de Saúde de Fortaleza os incrementos registrados na última semana foram de 4,1% entre os confirmados e 0,7% nos óbitos e de 1,9% nos casos suspeitos;
  • na Região Norte houve aumento de 1,2% no número de óbitos;
  • no Cariri esse aumento foi de 1,5%;
  • no Litoral Leste/Jaguaribe 5,7%;
  • no Sertão Central 3,4% em relação à semana passada.

Fortaleza registrou queda em casos e óbitos entre as Semanas Epidemiológicas 27 e 30 (-26,4%; -41,4%). O interior do Estado, apesar de diferentes cenários também apresentou redução de casos e óbitos suspeitos e confirmados para Covid-19 (-35,1%; -21,3%).

Vale salientar que a taxa de mortalidade passou de 83,7 para 85,9 óbitos por 100 mil habitantes em sete dias, com destaque para Icó (27,8), Brejo Santo (30,2), Crato (30,2), Tauá (31.3) e Quixadá (50,5) que apresentaram incrementos de 26,3%, 22,6%, 16,7%, 12,5% e 12,3%, respectivamente.

Foto: Mateus Dantas