Covid-19: SMS e Sesa apresentam o resultado da segunda fase da pesquisa em Fortaleza

05/08/2020 - Rochelle Nogueira

A pesquisa contou com dados inéditos que mostram o baixo índice da covid-19 circulando na cidade de Fortaleza.

Nesta quarta-feira, 5, a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará apresentaram em coletiva os resultados da segunda fase da pesquisa sobre Covid-19 em Fortaleza. A 2ª fase da amostragem foi realizada entre 13 e 20 de julho em 3.300 indivíduos, por meio de teste rápido e coleta de swab nasal para RT-PCR.

Ao todo, 117 bairros foram contemplados e os domicílios foram selecionados por meio de pulo sistemático, com seleção por meio de sorteio dentre os moradores presentes na residência no momento da pesquisa.

A secretaria da Saúde do Município de Fortaleza, Joana Maciel, reforçou que os resultados das pesquisas ajudam a nortear as condutas da gestão diante da pandemia. A secretária ressalta que esta amostragem apresenta um ineditismo como a circulação viral na cidade.

“Concluímos a segunda fase do inquérito de soroprevalência realizada aqui no município de Fortaleza. Mais de três mil amostras foram analisadas e desta vez além do teste rápido nós fizemos a pesquisa do vírus através do exame de RP-PCR que mostrou um resultado bastante baixo em que 1.1% dos entrevistados apresentaram partícula viral na sua nasofaringe. Isso sugere uma baixa circulação viral do nosso Município”, evidenciou.

Joana Maciel informa que os dados corroboram com outros indicadores como o epidemiológico e o assistencial, mas lembra que é fundamental que a população saiba que a epidemia ainda não acabou. “Ela está sob controle, mas nós ainda precisamos manter as medidas de isolamento, de distanciamento, uso das máscaras, a higienização das mãos e principalmente proteger os pacientes que são de grupos de risco”, alertou.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o epidemiologista Antônio Lima, mais conhecido como Tanta, reforçou que essa pesquisa se trata do primeiro inquérito no Brasil em que se faz uma estimativa de circulação viral em coleta de 3.300 amostras sorteadas de maneira aleatória em 117 bairros. Informa que foi feita de forma representativa para a cidade de Fortaleza e Regionais.

Confira os principais resultados:

Teste Rápido

• 13,2% dos participantes do estudo testaram positivo para a Covid-19;
  • A prevalência dos resultados é mais alta na Regional I, onde atingiu o percentual de 20,8% e foi mais baixa na Regional II, onde 9,2% testaram positivo;
  • A soroprevalência entre as mulheres foi maior;
  • Os grupos com menor escolaridade e renda apresentaram maior soroprevalência;
  • Existe uma tendência de aumento da soroprevalência nas faixas extremas (crianças/adolescentes e idosos) mas a número de crianças não foi representativo (recusa maior nesse grupo);

RT-PCR

• 1,1% dos participantes do estudo apresentaram RT-PCR detectável para SARSCoV-2;
  • A estimativa de circulação viral foi muito baixa em todas as Regionais, em especial, na Regional II;
  • A circulação viral foi discretamente maior entre as mulheres;
  • Como o número de amostras positivos foi muito baixo, dificultou a análise de diferenciais socioeconômicos e demográficos;
  • A baixa circulação viral é compatível com a atual situação epidemiológica e assistencial do município de Fortaleza.

O estudo é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e realização do Instituto Opnus.

Acesse os dados completos da pesquisa 👇

Foto: Prefeitura Municipal de Fortaleza