Câmara Notícias: informativo mensal traz as principais ações do Legislativo na cidade

03/08/2020 - Adriana Albuquerque

Publicação reforça a política de acesso à informação além de aproximar o cidadão dos processos legislativos

Jornal da Câmara - Foto: Érika Fonseca

Com uma gestão voltada para o fortalecimento dos mecanismos de transparência e de aproximação do cidadão com o universo parlamentar, a Câmara Municipal de Fortaleza reforça o papel dos veículos de comunicação da Casa, dentre eles, o Câmara Notícias. O informativo oficial do Legislativo aborda temas em destaque no plenário da Casa e assuntos relacionados ao desenvolvimento da cidade.

Na edição do Câmara Noticias do mês de agosto, o cidadão pode conferir como o Legislativo iniciou os trabalhos presenciais e como a tecnologia impulsionou os processos durante o período de isolamento social.

O retorno das atividades legislativas presenciais seguiu um rígido protocolo para garantir a plena segurança de todos os vereadores, servidores e usuários dos serviços da Casa. Tratamos desse assunto na edição anterior do Câmara Notícias, no qual apresentamos as regras fixadas pela Mesa Diretora com apoio do gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Antônio Lima Neto.

Com os avanços tecnológicos o Legislativo de Fortaleza conta com a plataforma Câmara Digital. Criado para otimizar o trabalho parlamentar e garantir mais rapidez na apreciação e aprovação de matérias, o serviço reúne diversas ferramentas utilizadas durante das sessões plenárias, possibilitando a integração do trabalho dos vereadores em plenário e nos gabinetes. Com isso, os gabinetes dos
vereadores se transformam em uma espécie de
extensão do Plenário.

Nesta edição também apresentamos o lançamento do livro “O coronavírus não sai do meu pensamento. E agora?”, de autoria das profissionais da saúde Ana Paula Brandão, Kaliny Oliveira e Maria Gardênia Amorim. A publicação, que conta com o apoio da Casa, trata sobre saúde mental de crianças que pode sofrer impactos durante esse período da pandemia.

Ainda sobre os impactos provocados pela pandemia, trazemos atualizações sobre o assunto: como o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus; a situação do Estado e da Capital na pandemia, com destaque para o ranking de transparência no enfrentamento à doença; e a opinião de especialista em relação a flexibilização das atividades.

Foto: Érika Fonseca