Validade das carteiras estudantis é prorrogada até 15 de agosto

30/07/2020 - Ana Clara Cabral

Para receber a carteira estudantil 2020, estudantes devem enviar todas as documentações e realizar biometria facial on-line.

Foto: PMF

Mais uma vez a carteira estudantil de 2019 tem sua validade prorrogada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Mesmo com o início da entrega das carteiras de 2020, o prazo da última segue até 15 de agosto, contemplando os estudantes que ainda não receberam a nova. Por causa da pandemia da Covid-19, todo o processo passou a ser virtual.

Acesse aqui a plataforma para realizar a solicitação da Identidade Estudantil 2020.

Segundo a Etufor, 218.623 carteiras já foram repassadas às entidades estudantis, responsáveis por fazer a entrega nas instituições de ensino. Ao todo, 263.333 estudantes fizeram a solicitação on-line da carteira estudantil de 2020. Mas desse número, 246.153 estudantes concluíram o processo sem pendências, com o envio de documentos, biometria facial e confirmação de matrícula.

Biometria facial online

Recentemente acrescentada à plataforma, a função é apenas para alunos novatos ou que nunca tiveram carteira estudantil e permite que toda a solicitação seja feita de forma on-line. Este é o processo final da solicitação. Para isso, estudantes devem observar o formato e padrão permitido para a foto da biometria facial seja validada.

Deve ser feita com um fundo branco, em um formato de retrato 3×4, sem filtros ou ajustes. Quem utiliza óculos de grau deve retirá-los, assim como todo e qualquer acessório ou adereço que dificulte a identificação do estudante. Para evitar fraudes, é preciso comprovar a identidade, segurando um documento com foto.

Acompanhe o andamento

Após solicitar, os estudantes devem aguardar a validação dos documentos por e-mail e a confirmação da matrícula. É importante acessar o andamento da solicitação através do site.

Estudantes da rede particular: depois que realizar a solicitação on-line, devem pedir à sua instituição de ensino que faça a confirmação de matrícula após o pagamento do boleto.

Clique aqui para consultar o andamento da sua solicitação.

Clique aqui para saber os endereços e contatos das entidades estudantis responsáveis pelo processo.

Foto: Prefeitura de Fortaleza