SPS promove nesta quarta, 29, debate virtual em celebração às mulheres negras

29/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A conversa conta com a participação de mulheres quilombolas, africanas, trans, pesquisadoras e acadêmicas e vai ser transmitida pelo canal “SPS Ceará”, no Youtube

marcha de mulheres negras - Marcelo Casal Jr/ Agencia Brasil

Numa celebração às lutas das mulheres negras, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove na quarta-feira, 29, a partir das 15 horas, debate virtual com o tema “Com a Palavra, Mulheres Negras e Africanas”. A conversa deve contar com a presença representativa de mulheres quilombolas, africanas, trans, pesquisadoras e acadêmicas e vai ser transmitida pelo canal “SPS Ceará”, no Youtube.

Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) e mediadora do debate, Zelma Madeira destaca a força da ancestralidade e a necessidade de escuta das múltiplas narrativas das mulheres negras na história.

“Nossos passos vêm de longe. Nossa força vem das mulheres que vieram antes de nós, nossas mães, avós. Nessa roda de conversa vamos ouvir mulheres negras que ocupam diferentes espaços contando suas experiências, suas lutas e conquistas. A ideia é que possamos, juntos, entender como a mulher negra, mesmo diante de sistemas tão pesados de opressão, como o racismo e o machismo, conseguem levar adiante sua militância, sustentar sua família e ainda propor mudanças para sociedade em que vivem”, convida Zelma.

O debate virtual vai ser acompanhado da exibição de um filme sobre a história de Preta Simoa ou Tia Simoa, como é mencionada em registros históricos, mulher negra que protagonizou a “Greve dos Jangadeiros” e ajudou a construir caminhos para a abolição da escravidão no Ceará.

Datas comemorativas

De acordo com a SPS, o debate virtual acompanha datas importantes de celebração às mulheres negras como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, e o Dia Internacional da Mulher Africana, instituído em 1962 e celebrado em dia 31 de julho.

Confira a programação

  • 15h – Abertura com Patrícia Adjoké (assessora pedagógica da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)
  • 15h10 – Mesa de abertura institucional
    Representação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) / Secretaria Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos / Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres
    Zelma Madeira (Coordenadora Ceppir / SPS)
    Diana Maia (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial)
  • 15h15 – Vídeo de apresentação da história da Preta Simoa, com Karla Alves
  • 15h20 – Palestra: “Com a Palavra, Mulheres Negras e Africanas”
    Mediação: Zelma Madeira
    Convidadas: Joelma Gentil (Movimento Negro Unificado)
    Aurila Maria (Liderança quilombola representante da Conaq e Coepir)
    Dediane Souza (Coordenadora da Diversidade Sexual de Fortaleza)
    Adriana de Maria (Baiana de Acarajé e Mulher de candomblé)
    Prof. Rosalina Tavares Semedo (Unilab)
  • 16h30 – Debate com as convidadas e espectadores
  • 17h20 – Considerações finais das palestrantes
  • 17h30 – Vídeo de homenagem para Thina Rodrigues

Reportagem: Luana Severo

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agencia Brasil