CMFor abre credenciamento da imprensa para cobertura da retomada das sessões presenciais

28/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Cada veículo de imprensa poderá realizar a solicitação por meio de formulário eletrônico. Profissionais serão submetidos a teste de detecção da Covid-19

fachada

A Câmara Municipal de Fortaleza inicia nesta segunda-feira (27) o credenciamento dos profissionais de imprensa que pretendem realizar cobertura jornalística da primeira sessão ordinária da Casa após a retomada das atividades presenciais, marcada para a próxima quarta-feira (05/08).

Cada veículo de imprensa poderá realizar a solicitação por meio de formulário eletrônico disponível aqui. Os requerimentos deverão ser realizados exclusivamente neste canal, sendo desconsiderada qualquer solicitação via telefone, e-mail, WhatsApp ou direct de redes sociais.

O credenciamento seguirá disponível até a próxima quarta-feira (29), às 13 horas, ou assim que for atingida a capacidade máxima dos locais reservados para a imprensa. Os profissionais que solicitarem o credenciamento serão submetidos a exames de detecção da Covid-19 disponibilizados pela Câmara Municipal de Fortaleza. Os testes serão agendados e comunicados previamente aos profissionais.

Em caso de teste positivo, o profissional será orientado a cumprir a quarentena, conforme orientação dos órgãos de saúde. A ausência no teste no horário agendado acarretará a recusa automática da solicitação de credenciamento.

As credenciais serão limitadas da seguinte forma: TV (até 02 credenciais), jornal (até 02 credenciais), rádio (01 credencial), revista (até 02 credenciais), sites, blogs e portais (01 credencial). Grupos de comunicação multiplataforma serão limitados a credenciar, no máximo, dois profissionais.

As empresas de comunicação não deverão cadastrar profissionais que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, sob risco de cancelamento da credencial.

A Câmara Municipal de Fortaleza também orienta que, durante a cobertura, os profissionais cumpram todas as recomendações dos órgãos de saúde, como uso de máscara, distanciamento social e os devidos cuidados de higiene. Todos deverão permanecer sentados em local reservado para a imprensa, respeitando as distâncias mínimas, conforme demarcado. Entrevistas deverão ser realizadas exclusivamente no local reservado para este fim, também devidamente sinalizado pela Casa.

As credenciais aprovadas ficarão disponíveis para retirada na recepção da Câmara Municipal de Fortaleza no dia 5 de agosto, antes do início da sessão plenária. As credenciais serão entregues exclusivamente para o profissional aprovado mediante apresentação de documento com foto.

Foto: Mateus Dantas