Espaços históricos de Fortaleza passam por requalificação e serão entregues em outubro

27/07/2020 - Ana Clara Cabral

Acompanhe aqui o processo de restauração de dois dos principais equipamentos da capital cearense.

A Prefeitura de Fortaleza vem realizando uma série de intervenções positivas na cidade, entre elas, a restauração de equipamentos históricos, como a Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, e a Praça José de Alencar, agora palco de entrada para o Teatro de mesmo nome.

Passeio Público

Com 68% das obras concluídas, a Praça dos Mártires teve seu calçadão interior alargado, luminárias e bancos recuperados, e toda a área de passeio requalificada. Além disso, a Prefeitura tem feito o restauro de todos os monumentos do local: estátuas, caixa d’água e a mureta que circunda a praça, a partir do diagnóstico elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor.

A obra, orçada em em R$ 939.162,22, deverá ser concluída até outubro deste ano. Conforme disse o prefeito Roberto Cláudio após visitar o local, esta é a maior ação de restauração já feita na história do Passeio Público. O projeto prevê ainda novo paisagismo, melhorias na acessibilidade e tratamento para manutenção anual da vegetação.

O equipamento foi inaugurado em 1864, e em 1965 tornou-se um bem tombado em espera municipal e federal. Para garantir que a estrutura seja mantida, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN) participou das reuniões sobre as intervenções e tem acompanhado as obras.

(fotos passeio público)

Praça José de Alencar

A praça, um dos espaços mais antigos da cidade e que acolhe o Teatro José de Alencar, tem recebido uma série de melhorias urbanísticas. O projeto, com 60% já executado, prevê pintura, substituição do piso para concreto e instalação de novos postes de iluminação em LED. A previsão de entrega também é para outubro.

Anunciada pela Secultfor, uma surpresa será instalada: uma fonte luminosa cibernética, em que o movimento das águas funcionam em sintonia com a música emitida em várias caixas sonoras. Ainda, a Prefeitura fará novo recapeamento asfáltico, além da recuperação do pavimento em paralelepípedo de duas das principais vias de acesso à praça, as Ruas General Sampaio e Liberato Barroso.

Os investimentos de R$ 3,2 milhões previstos para a obra são resultado da parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará.

Teatro José de Alencar – Foto: Thiago Gaspar

Prefeito Roberto Cláudio visita as obras

Sobre o Passeio Público, o prefeito comentou ser um dos espaços públicos mais requisitados para a realização de eventos privados, como casamentos, lançamentos de livros, e fotografias: “exatamente pela beleza singular, localização estratégica e significado histórico”.

Também a Praça José de Alencar, Roberto Cláudio falou: “estava completamente destruída e ocultado uma das nossas maiores belezas da cidade, o Teatro José de Alencar. Conectamos as áreas e vamos recuperar o monumento em frente”.

“A requalificação dos espaços é uma ação de respeito à nossa história, nossas raízes e à nossa identidade de ser fortalezense. Aqui passou muito da nossa história e ainda passará muito do nosso futuro”, completou.

Fotos: Thiago Gaspar