Centro Cultural Belchior divulga primeira exposição virtual

27/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Abre: Os 53 trabalhos expostos resultam do curso de Fotografia Básica em Tempos de Distanciamento Social, promovido pelo equipamento cultural ao fim de junho e início de julho

Quais são as rotinas possíveis num contexto de restrição do convívio social? Como captar a simplicidade — ou complexidade — dos dias em isolamento enquanto o mundo enfrenta uma das piores ameaças sanitárias da história? Os resultados criativos desses ensinamentos, compartilhados no curso de Fotografia Básica em Tempos de Distanciamento Social, promovido pelo Centro Cultural Belchior, estão disponíveis até o dia 13 de agosto na primeira exposição virtual do equipamento municipal, com sede na Praia de Iracema.

Foram escolhidos 53 trabalhos para a exposição virtual, frutos de reflexões e olhares de 60 participantes do curso que retrataram em fotografia as próprias rotinas.

“Fiz um convite para que cada pessoa tentasse esvaziar um pouco essa carga de ansiedade que nos ronda neste período de pandemia e distanciamento e olhar para o nosso íntimo, o que parece invisível no meio da rotina. Esse foi nosso ponto de partida e, vendo as imagens produzidas neste período, vejo como cada pessoa foi traçando um caminho, uma linguagem, um assunto próprio”, disse a curadora da exposição e facilitadora do curso, Jamille Queiroz.

As obras expõem, por exemplo, cotidianos compartilhados com avós, momentos de solitude e solidão, ocupações com atividades manuais e, até mesmo, a rotina em home office.

Clique aqui para conferir a exposição.

Foto: Amanda Guimarães