Agências do INSS abrem próxima segunda-feira (3), saiba como agendar o atendimento

27/07/2020 - Ana Clara Cabral

O retorno será gradual. INSS promete simplificação dos atendimentos presenciais.

INSS - Foto: Mateus Dantas

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram pelo retorno gradual das atividades presenciais a partir de segunda-feira (3). Segundo o Instituto, a portaria conjunta nº 27 foi publicada com a nova determinação após avaliação do grupo responsável pelo plano de retomada, que indicou um número reduzido de Agências que não conseguiria cumprir todos os requisitos estabelecidos até a data anteriormente prevista, 13 de julho.

A partir do primeiro dia útil de agosto o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será por meio de agendamento, exclusivamente para segurados e beneficiários. Também voltarão os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como a realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

Conforme indicou o INSS, cada uma das 1.525 agências deve avaliar o quadro de servidores e contratados, volume de atendimentos e organização do espaço físico, além das medidas de segurança sanitária necessárias, como higienização e equipamentos de proteção individual e coletiva. “As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido”.

Para dar celeridade aos serviços prestados durante o momento de adaptação, o INSS garante disponibilização de um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das Agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento, além da simplificação dos procedimentos e a dispensa de exigências. Os canais de remotos continuarão à disposição.

Como agendar atendimento?

• Através da plataforma Meu INSS, onde há possibilidade de cadastrar senha para atendimento ou solicitar outros serviços sem senha.
  • Ligando para a Central 135.

Foto: Mateus Dantas