Elevador sobre trilhos auxiliará pessoas com mobilidade reduzida no acesso ao mirante do Vicente Pinzón

23/07/2020 - Ana Clara Cabral

Confira esta e outras obras de urbanização e acessibilidade desenvolvidas no entorno.

A comunidade do Morro Santa Terezinha recebeu uma intervenção recente que traz mais acessibilidade às pessoas com deficiência física e idosos do bairro. Localizado ao lado da escadaria principal do Vicente Pinzón, o elevador sob trilho permite chegar até o mirante, local considerado com uma das vistas mais bonitas da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), o elevador (uma cabine funicular) já foi testado e estará pronto para uso a partir de agosto. Veja abaixo como funciona:

Além desta melhoria, outras intervenções foram feitas ao redor, principalmente na avenida Vicente de Castro, parte do projeto de requalificação dos Corredores Turísticos de Fortaleza, com previsão de conclusão para setembro.

A obra na Vicente de Castro foi orçada em R$ 9 milhões. “Com mais de 75% de execução, o pavimento asfáltico já foi substituído por piso em blocos de concreto, que melhora a sensação térmica da via, facilita o escoamento da água da chuva e integra a área à nova Avenida Beira-Mar e ao calçadão do Morro Santa Terezinha”, garantiu a Seinf.

Também foi construída uma galeria de drenagem e instalação de bocas de lobo. Além disso, a Prefeitura construiu calçadas com itens de acessibilidade como piso tátil e passagens elevadas. Para finalizar o projeto de urbanização do local falta concluir a ciclovia, paisagismo e nova iluminação.

Saiba mais:

O Morro Santa Terezinha recebeu ainda em 2018 as obras de requalificação com novo calçadão e escadaria, praças, academia ao ar livre, Areninha, parque infantil, anfiteatro, lixeiras subterrâneas e guarda-corpo em todo o mirante. Ao todo foi urbanizada uma área de 4 mil m² com piso em blocos de concreto, nova iluminação e pintura. De acordo com a Seinf, após a transformação o ponto turístico voltou a receber visitantes.

Fotos: Divulgação Secretaria de Infraestrutura