Cine São Luiz estreia documentário sobre o artista plástico Descartes Gadelha

23/07/2020 - Ana Clara Cabral

O documentário faz parte da programação da Semana do Audiovisual Cearense e pode ser assistido online pelo YouTube.

Cineteatro São Luiz - Mateus Dantas

Mais um filme da “Semana do Audiovisual Cearense” será exibido nos canais digitais do Cineteatro São Luiz, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult): o documentário “Griô – Batuque de Cores” de Tiago Nascimento. A obra trata da relação entre Descartes Gadelha, artista plástico, e o cenário artístico de Fortaleza.

Outras personalidades da Capital também fazem parte do documentário, como Pingo de Fortaleza, Catherine Furtado, Prof. Pedro Eymar, Vlamir de Sousa, Narcélio Grud e Fernando França. A produção cearense de 2016 tem cerca de 22 minutos de duração e estará disponível a partir das 20h desta quinta-feira, no site oficial e no canal do YouTube.

Quem é Descartes Gadelha?

Pintor, desenhista, escultor e músico expressionista, Descartes nasceu em 1943 na capital e se destacou na representação da cultura, religiosidade e comportamento de personagens regionais de vivência mais sofrida.

Uma de suas exposições mais lembradas é “Cicatrizes Submersas: uma ilustração de Canudos”, exposta em 1997 no Palácio da Abolição. Hoje mais de 200 obras dele podem ser encontradas no Museu de Arte da UFC (MAUC), em sala permanente.

A representação de Iracema, que integra o Salão de Iracema, na Casa de José de Alencar da UFC, também é criação do Descartes Gadelha.

Semana do Audiovisual Cearense

O documentário Griô é o penúltimo da programação a ser exibido. A Semana do Audiovisual será encerrada na próxima semana com “Botes Bastardos” de Pedro Cela. Conforme disse a assessoria do Cine São Luiz, a previsão é de outra programação de filmes ser divulgada para agosto.

Confira todas as obras já exibidas de maio a julho:

  • “Padre Cícero: o apóstolo rebelde”, de Helder Martins de Moraes;
  • “Padre Cícero, o Filme”, de Raymundo Netto;
  • “Trem da Alegria” de Francis Vale;
  • “Vestígios Pré-Coloniais Cearenses” de Roberto Bonfim;
  • “História das HQ’s no Ceará” de Raymundo Netto;
  • “Palmas” de Edlisa Barbosa;
  • “Dom Fragoso” de Francis Vale;
  • “Distante” de Arthur S. Gadelha.

Foto: Mateus Dantas