Auxílio emergencial: saiba como desbloquear a sua conta digital

23/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As instruções para o desbloqueio serão fornecidas por meio do aplicativo Caixa Tem

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em informe na última terça-feira (21), a Caixa Econômica Federal relatou o bloqueios de contas digitais relacionadas ao auxílio emergencial, procedimento realizado pelo Banco Central como medida de segurança diante do risco de fraudes. Para solucionar o problemas, os beneficiários do programa deverão acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir as instruções do aplicativo.

As contas bloqueadas foram divididas em dois grupos: suspeita de fraude ou inconsistência cadastral. Cada caso terá uma mensagem específica e vai requerer um procedimento diferente.

• Suspeita de fraude – Os beneficiários que precisam ir até as agências da Caixa para comprovação de dados deverão está atentos ao calendário de pagamento, pois só poderão ser atendidos na data relacionada ao seu mês de nascimento.
  • Inconsistência cadastral – Outra parte dos beneficiários que teve a conta bloqueada poderá fazer um recadastramento online, com envio de documentação de forma digitalizada.

“Temos um grupo com suspeita de fraude, [que representa] 51% das contas bloqueadas. Neste caso, o cliente precisa procurar uma agência para desbloquear. São as contas com suspeita de fraude e aquelas que já sofreram fraude. E temos um segundo grupo, com 49% desses [acessos] que foram bloqueados, com uma inconsistência cadastral. O que deve ser feito é um novo acesso ao aplicativo para envio de documentação [online]. Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ida a agência e vai acelerar a liberação do cadastro “, informou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Atualização cadastral online

Para quem está com inconsistência cadastral no Caixa Tem, um novo acesso para envio de documentação, de forma online, que já pode ser feito a partir desta quinta-feira (23). Segundo a Caixa, a análise deve durar cerca de 24 horas. Se a documentação enviada estiver correta, o acesso é liberado automaticamente. Caso contrário, o beneficiário deverá ir até uma agência.

Consulte o calendário de pagamentos do auxílio emergencial ➡️ Caixa Econômica Federal.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil