Hospitais de Campanha do PV e HGF comemoram 2 mil pacientes recuperados de Covid-19

22/07/2020 - Adriana Albuquerque

A pandemia do novo Coronavírus vem mobilizando as autoridades de saúde do Estado do Ceará e de Fortaleza, que vem dispondo de Hospitais de Campanha no enfrentando da doença. Nesta semana, o Hospital de Campanha do Presidente Vargas e do Hospital Geral de Fortaleza atingiram a marca de 1.000 altas hospitalares cada unidade, somando 2 […]

A pandemia do novo Coronavírus vem mobilizando as autoridades de saúde do Estado do Ceará e de Fortaleza, que vem dispondo de Hospitais de Campanha no enfrentando da doença. Nesta semana, o Hospital de Campanha do Presidente Vargas e do Hospital Geral de Fortaleza atingiram a marca de 1.000 altas hospitalares cada unidade, somando 2 mil pessoas recuperadas de Covid-19.

Maria José da Silva Barbosa, de 77 anos, recebeu alta do Hospital do PV.

Hospital de Campanha de Fortaleza

Inaugurado em 18 de abril, o Hospital de Campanha do PV foi construído em tempo recorde, completando três meses de atuação, registrando, até esta segunda-feira (20/07), 1.228 atendimentos desde sua inauguração. A unidade é voltada, exclusivamente, para o atendimento, de baixa e média complexidade, de vítimas da Covid-19, acolhendo pacientes de acordo com a demanda da população.

Na segunda-feira (20/07), Maria José da Silva Barbosa, de 77 anos, recebeu alta do Hospital do PV, sendo a milésima paciente curada pela unidade de saúde. Internada por cinco dias, Maria José falou da alegria em reencontrar a família e agradeceu aos profissionais pelo acolhimento e o bom atendimento. “Agradeço a Deus e aos médicos pela minha vida. Eles me trataram muito bem, eu agradeço muito pelo que fizeram. Foram muito gentis, fui muito bem cuidada. Eles iam o tempo todo saber como eu estava. Que Deus dê muita paz e sabedoria para os médicos. Agora estou muito feliz porque vou para casa. Eu estava com saudades da minha família”, disse.

A secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, ressalta a importância do equipamento neste período. “Foi um hospital concebido como parte do Plano de Contingência de enfrentamento à Covid-19 no município de Fortaleza. Ele veio em um momento extremamente oportuno, sendo inaugurado e recebendo seu primeiro paciente no dia 18 de abril, e nós tivemos o pico da epidemia aqui na última semana de abril e nas primeiras semanas de maio. Isso quer dizer que quando a população mais precisou, o hospital estava em pleno funcionamento. Foi uma decisão acertada do prefeito Roberto Cláudio de ampliar a capacidade instalada de leitos específicos da Covid-19 em uma estrutura que, em tão curto espaço de tempo, pudesse entregar para a população mais de 200 leitos simultaneamente”, destacou a Secretária.

Hospital Geral de Fortaleza

A alta também foi comemorada pelo senhor Benedito Gonçalves, que após 12 dias internado, retornou para casa. O momento foi comemorado por Beatriz Pereira, que aguardava o pai na entrada do hospital de campanha do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

“A família toda está esperando por ele. Os cinco filhos estão todos animados porque ele está voltando pra casa e voltando bem”, comemorou a dona de casa. O reencontro aconteceu na última terça-feira (21). Benedito foi o milésimo paciente recuperado de Covid-19 no HGF.

Febre, tontura, fadiga e desconforto respiratório foram os sintomas que levaram Benedito a procurar uma unidade de saúde ainda no começo de julho. Com o agravamento do quadro, ele foi transferido para o HGF.

Os resultados do trabalho no HGF são comemorados pela coordenadora da enfermaria Covid da Unidade e especialista em clínica médica, Ivna Cavalcante. “Eu sou muito grata a toda a equipe do HGF que, mesmo diante do medo e do cansaço, manteve força para trabalhar e possibilitar a recuperação de 1.000 pessoas que puderam reencontrar suas famílias”.

O retorno de Benedito para casa foi acompanhada pela equipe do hospital de campanha do HGF. “É uma realização profissional e, principalmente, pessoal ver um paciente que lutou contra a Covid reencontrar sua família e ir saudável para casa. É muita felicidade e sentimento de dever cumprido ter contribuído para a recuperação de cada um desses 1000 pacientes”, destacou Lucas de Oliveira, médico plantonista do hospital de campanha.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado

Foto: Divulgação PMF e Governo do Ceará