Caixa começa a pagar primeira parcela do auxílio emergencial de mais de 700 mil beneficiários

22/07/2020 - Marcelo Raulino

De acordo com a Caixa Econômica Federal o crédito e o saque são escalonados pelo mês de aniversário.

Movimentação dos bancos

Os beneficiários nascidos em janeiro e que fizeram o cadastro entre 17 de junho e 2 de julho no auxílio emergencial terão creditados em suas contas, a partir desta quarta-feira (22), a primeira parcela do beneficio. O recurso entrará na conta digital de 721.337 beneficiários que entram no ciclo 1 do novo calendário de pagamento, que passou a ser organizado em ciclos de crédito na poupança social digital e saque em espécie. De acordo com a Caixa Econômica Federal o crédito e o saque são escalonados pelo mês de aniversário.

O auxilio emergencial que tinha previsão do pagamento de três parcelas, foi prorrogado para mais duas no valor de R$ R$ 600. O valor é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos, desempregados e pessoas de baixa renda durante a pandemia da Covid-19. A previsão é que cerca de 65 milhões de pessoas que tiveram o benefício aprovado receberão cinco parcelas, no mesmo valor. A Lei 13.982/2020, que instituiu o auxílio emergencial, foi aprovada pelo Congresso Nacional em abril e previa a possibilidade de que um decreto presidencial prorrogasse os pagamentos, desde que mantidos os valores estabelecidos.

Até o dia 2 de julho quando foi concluído o prazo de inscrição para receber o Auxilio Emergencial, mais de 124 milhões de solicitações foram realizadas. Destas, 65 milhões foram consideradas elegíveis, 41,5 milhões foram apontadas como inelegíveis, por não atenderem aos critérios do programa.

Ciclos

De acordo com a portaria, o público beneficiário do auxílio emergencial passa a receber conforme ciclos de créditos em poupança social digital da Caixa. Os saques em espécie ou transferências também seguirão calendário definido por mês de nascimento. O calendário prevê o seguinte cronograma de pagamento, da primeira parcela, para quem se cadastrou entre 17 de junho e 2 de julho: nascidos em fevereiro, em 24 de julho; em março, 29 de julho; em abril, 31 de julho; em maio, 5 de agosto; em junho, 7 de agosto; em julho, 12 de agosto; em agosto, 14 de agosto; em setembro, 17 de agosto; em outubro, 19 de agosto; em novembro, 21 de agosto; e em dezembro, 26 de agosto. O saque em dinheiro será entre os dias 25 de julho e 17 de setembro.

Os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da terceira parcela em poupança social digital seguindo o mesmo cronograma dos que fizeram o cadastro em abril. Esse mesmo cronograma também será válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em junho de 2020 ou até 4 de julho de 2020. Nesse caso, será feito o crédito da segunda parcela. Quem ainda não recebeu a primeira parcela, também receberá o crédito conforme esse cronograma.

Outras parcelas

Os beneficiários que receberam a primeira parcela em abril, terão o crédito da quinta parcela de acordo com o seguinte calendário: nascidos em janeiro, 28 de agosto; em fevereiro, 2 de setembro; em março, 4 de setembro; em abril, 9 de setembro; em maio, 11 de setembro; em junho, 16 de setembro; em julho, 18 de setembro; em agosto, 23 de setembro; em setembro, 25 de setembro; em novembro e outubro, 28 de setembro; e em dezembro, 30 de setembro. O calendário de saques será entre 19 de setembro e 27 de outubro.  Também seguem esse cronograma: beneficiários que receberam a primeira parcela em maio de 2020, eles terão o crédito da quarta parcela nessas datas; beneficiários que receberam a primeira parcela em junho, recebem a terceira parcela; beneficiários que receberam a primeira parcela em julho, receberão o crédito da segunda parcela.

Terceiro Ciclo

Os beneficiários que tenham tido acesso a primeira parcela em maio de 2020 receberão o crédito da quinta parcela em poupança social digital em: 9 de outubro, para nascidos em janeiro e em fevereiro; 16 de outubro, nascidos em março e abril; 23 de outubro, nascidos em maio e junho; 30 de outubro, nascidos em julho e agosto; 6 de novembro, nascidos em setembro e outubro; e em 13 de novembro, nascidos em novembro e dezembro. O saque em dinheiro será entre os dias 29 de outubro e 19 de novembro. Esse calendário será válido também para: beneficiário que recebeu a primeira parcela em junho e receberá a quarta parcela; beneficiário que tenha recebido a primeira parcela em julho de 2020 e receberá o crédito da terceira parcela.

Quarto ciclo

Já os que receberam a primeira parcela em junho de 2020 receberão o crédito da quinta parcela em: 16 de novembro, para os nascidos em janeiro e fevereiro; em 18 de novembro, para nascidos em março e abril; em 20 de novembro, em maio e junho; em 23 de novembro, em julho e agosto; em 27 de novembro, em setembro e outubro; em 30 de novembro, nascidos em novembro e dezembro. O saque será entre os dias 26 de novembro e 15 de dezembro. O calendário também é válido para os beneficiários que receberam a primeira parcela em julho de 2020. Eles receberão o crédito da quarta e quinta parcelas.

Foto: Érika Fonseca