Cartilha orienta pessoas em situação de rua sobre prevenção à Covid-19

20/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

O material explica o que é a doença e como ela pode ser transmitida. Traz também informações sobre os principais sintomas, além de dicas de prevenção para evitar a disseminação da doença,

As pessoas em situação de rua agora podem ter acesso mais direto às informações sobre prevenção ao contágio de Covid-19. Foi desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) uma cartilha ilustrada e com linguagem direta para reforçar as medidas de prevenção à Covid-19 nesse público, que está mais vulnerável à infecção pelo coronavírus. Vinte entidades receberam o material para que trabalhem junto a população de suas regiões.

A coordenadora a coordenadora de Politicas Intersetoriais da Sesa, Rane Félix, destaca que a cartilha tem em seu conteúdo ações de cuidado e prevenção diante da pandemia de Covid-19. “O material explica o que é a doença e como ela pode ser transmitida. Traz também informações sobre os principais sintomas, além de dicas de prevenção para evitar a disseminação da doença.

Entre as medidas de prevenção citadas no documento constam: evitar locais com muita gente; na hora do “estouro” (momento de buscar alimento), mantenha distância de 2 metros das pessoas ao redor; lavar as mãos, punhos, unhas e espaços entre os dedos com água a sabão, se não puder, use álcool em gel; cubra a boca quando tossir ou espirrar; nunca toque olhos, boca e nariz sem lavar as mãos; não compartilhe latinhas, back, canudos, cachimbos, cigarros e similares, nem copos, garrafas, talheres ou outros utensílios; não abrace, pegue na mão ou beije pessoas para cumprimentá-las e quando for dormir, coloque o colchão ou papelão a 2 metros de distância de outras pessoas; se dormir com alguém, fique em posições alternadas (um de cima para baixo, outro de baixo para cima, de modo a não ficar cabeça com cabeça).

O documento está disponível aqui.

Ações emergenciais

Além desse material, a Secretaria tem atuado em outras frentes no atendimento de pessoas em situação de rua. Uma das ações foi o “Projeto Rede Rua: Ações Emergenciais para Pessoas em Situação de Rua na Pandemia de Coronavírus”. A ideia é estimular a prevenção e o cuidado para pessoas em situação de rua, além de garantir segurança para profissionais que trabalham com esse segmento populacional.

Através dessa iniciativa foi possivel realizar a testagem de profissionais de saúde e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) beneficiando quatorze entidades da sociedade civil e seis da rede governamental, entre elas os Centros Pop localizados na capital e em demais municípios do Estado. “Foram distribuídos mais de 80 mil itens de EPIs e insumos, como máscaras simples e cirúrgicas N95, luvas, aventais, óculos de proteção, toucas e tubos de álcool em gel”, afirma Rane Félix.

Ela pontua que foi realizado um plano de contingência intersetorial para pessoas em situação de rua no contexto pandêmico, que visa definir as estratégias a serem desenvolvidas para minimizar os efeitos da Covid-19. Rane argumenta que no plano, a Secretaria de Saúde, ao lado de outras pastas do Governo Estadual, reafirmam o compromisso em apoiar e articular junto aos municípios, as ações, projetos e programas que priorizem as populações vulneráveis, em especial as pessoas em situação de rua.

A Sesa elaborou, ainda, uma nota técnica com orientações específicas sobre a assistência às pessoas em situação de rua direcionada para os profissionais de saúde tendo como fundamento o embasamento do trabalho realizado por instituições governamentais e não governamentais.