Atendimentos no Procon-Fortaleza só serão realizados por agendamento

15/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Só serão atendidos os consumidores que fizerem seu agendamento pela internet,

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) lançou nesta quarta-feira (15) uma plataforma virtual onde os fortalezenses poderão agendar seus atendimentos presenciais junto ao órgão. O Procon esclarece que a medida decorre da necessidade de cumprir todas as normas de segurança sanitária definidas pelo decreto estadual e pelas autoridades de saúde, para evitar a disseminação do novo coronavírus e ao mesmo tempo dar segurança aos consumidores e funcionários.

Para agendar o atendimento, o cidadão deve acessar o Portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gv.br) e clicar no campo “Defesa do Consumidor” que pode ser localizado pelo ícone de uma balança. Ao ser direcionado para outra página é só clicar no primeiro item que é “Agendamento para Atendimento Presencial”. Na página seguinte clica no “link do serviço” e aparece uma ficha a ser preenchida, onde o consumidor pode indicar o local de atendimento, que pode ser o Procon Centro, e os núcleos das Regionais IV, V e VI.

Outros itens solicitados são o tipo de agendamento, email para contato, telefone para contato, CPF, nome do consumidor, data do agendamento e horário. Na página são indicados também os documentos que devem ser levados para o atendimento, dependendo da natureza deste, que podem ser cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, cópias de cupom nota fiscal, recibo, contrato, fatura e procuração caso esteja representando terceiros.

Só serão atendidos os consumidores que fizerem seu agendamento pela internet. O sistema funciona durante 24 horas para atendimentos realizados entre 9h15 e 16h15, a depender da unidade escolhida. Todos os atendimentos do Procon, entre eles, a abertura de reclamação, audiências de conciliação, atendimento junto ao Departamento Jurídico ou uma simples consulta na Secretaria de Processos, deverão ser agendadas. O atendimento presenciais nos núcleos do Vapt Vupt não tem, ainda, previsão de retorno, segundo o órgão.

Segundo a diretora do Procon, Cláudia Santos, o agendamento passará a ser uma ferramenta de grande importância no atual momento para dar segurança e agilidade aos atendimentos dos consumidores. Destaca a facilidade de acessar o serviço, que pode ser feito através do celular. “Durante os atendimentos presenciais disponibilizaremos álcool 70%, bem como vamos aferir a temperatura de cada consumidor que buscar atendimento. Também estaremos orientando sobre a distância obrigatória de dois metros e o uso de máscara. Colocaremos placas de acrílico nos guinches com as orientações,” ressaltou.

Serviço:

• Procon Fortaleza Centro – Rua Major Facundo, 869 – Centro