Conheça os erros mais comuns no uso de máscaras e saiba como usar corretamente

14/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

As máscaras tornaram-se um dos itens mais utilizados no mundo inteiro para prevenir a proliferação do novo coronavírus

Quem precisa sair de casa para trabalhar, ir ao supermercado ou farmácia, deve achar comum encontrar pessoas utilizando a máscara de proteção no pescoço, abaixo do nariz ou com folga nas laterais. Esses são os principais erros na utilização do item, acarretando um risco ainda maior de contaminação.

É importante que todos usem a máscara da forma correta e para isso devem seguir as seguintes recomendações:

• A máscara precisa cobrir totalmente a boca e nariz e estar bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais;
  • É necessário que ela tenha ao menos duas camadas de pano, ou seja dupla face, para cumprir a função de barreira física;
  • Os tecidos mais recomendados para confecção de máscaras são algodão ou tricoline;
  • Durante o seu uso não toque na máscara.

Lembrando que uso da máscara deve ser individual, não sendo compartilhada com ninguém (nem com familiares). É também recomendado usá-la por um período de, no máximo, 2 horas ou um pouco menos, caso esteja úmida, e ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão antes de retirar a máscara. A remoção é feita pelo elástico, sem tocar na frente da máscara. Após retirá-la, lave as mãos.

Cuidados com a higienização:

• Após lavar as mãos, remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.
  • Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
  • Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
  • Após lavar a máscara, higienize as mãos com água e sabão.
  • A máscara deve estar seca para sua reutilização.
  • Após secagem da máscara, passe o ferro quente e acondicione em saco plástico.

Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde

Foto: Mateus Dantas