Regularização fundiária: o virtual em favor do social

13/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Realizar o sonho de milhares de famílias com o “Papel da Casa” vem ganhando novos caminhos. A tecnologia e as suas funcionalidades durante a pandemia vem possibilitando a efetivação da política de Regularização Fundiária em Fortaleza, através do atendimento on-line da Secretaria do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor). Com o projeto inicial desenvolvido no Conjunto Habitacional Tatumundé, […]

Rua Crisanto Arruda - Passaré

Com o projeto inicial desenvolvido no Conjunto Habitacional Tatumundé, os trabalhos se estendem a outras cinco comunidades da Capital, são elas: Santo Antônio (Passaré), Pedro Coelho (Itaoca), Planalto Coaçu (Paupina), Casa e Renda ( Bela Vista) e Rogaciano Leite (Luciano Cavalcante). Segundo a Habitafor a estimativa é que cerca de 1.000 residências sejam titularizadas.

Moradora do Conjunto Santo Antônio, Márcia Pinheiro, fala da felicidade em saber que o sonho do “papel da casa” está se tornando realidade. “É muita felicidade, uma coisa que nos esperávamos muito e nós estamos na certeza que vamos receber a escritura de nossas casas. Um sonho realizado, é o mesmo que você fazer uma faculdade e receber ao final o diploma”, ressaltou Márcia que participou da construção das moradias.

Reunião virtual com a Habitafor

Para a liderança comunitária, Fátima Albuquerque, que vem atuando como mediadora entre os moradores da comunidade Santo Antônio e a Habitafor, o momento é de comemoração. “A gente deu inicio a luta de duas comunidades, o Conjunto Novo Barroso e o Santo Antônio a mais ou menos oito anos atrás, pois muitos moradores tem a necessidade de um documento para resolver alguns assuntos. Conversamos com o prefeito Roberto Cláudio em visita a comunidade e então iniciamos o processo junto ao Iplanfor e agora estamos na efetivação de um sonho junto à Habitafor”, destacou Fátima.

O processo de atendimento online vem sendo bem recebido pela comunidade, como relata a liderança. Segundo ela, o trabalho vem avançando com o empenho de todos mesmo durante a pandemia. “O trabalho começou antes da pandemia com a medição das casas e este processo tem sido bastante prazeroso e a Habitafor tem se empenhado para realizar o sonho desta famílias”.

Saiba como acontece o processo

Coordenadora de Regularização Fundiária da Habitafor, Eliana Gomes

Conforme informações da Coordenadoria de Regularização Fundiária da Habitafor (Coref), o processo ocorre por meio de reuniões virtuais com os beneficiários e, depois de um agendamento, confirma as informações por telefone, por meio de um atendimento exclusivo para cada participante.

Foto: Érika Fonseca