Nos canais do Centro Dragão do Mar, projeto celebra a potência de artistas pretos

06/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Virtual e gratuita, a programação é prevista para todas as segundas-feiras deste mês de julho

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura destaca neste mês de julho o “Siará Quilombo”, projeto que celebra a potência dos artistas pretos do Ceará. A programação tem início na noite desta segunda-feira, às 21 horas, no Instagram (@dragaodomar) e no YouTube @dragaodomarcentro) do Dragão do Mar, e é conduzida pelo grupo Nóis de Teatro.

A ideia é, a cada semana deste mês, destacar nos canais de comunicação do Dragão do Mar conteúdos e ações voltadas ao debate e à visibilidade de produções artísticas individuais e coletivas pretas. O projeto prevê, por exemplo, sarau virtual, programa virtual ao vivo e rodas de conversa também virtuais, além de outras ações específicas para o Instagram.

Em meio a uma conjuntura de muitos e sucessivos casos de racismo noticiados na imprensa, Altemar Di Monteiro, diretor do Nóis de Teatro, reconhece que “agora, mais que antes, dentro da Internet, ergue-se o compromisso de dialogar e compor com os meios de comunicação”.

Por isso, para além de divulgar a produção cultural preta, o Siará Quilombo intenta fomentar as discussões sobre o racismo e, assim, ampliar o enfrentamento a ele. “Com a mobilização (nacional e internacional) em torno do racismo e da violência policial que muitas vezes o acompanha, achamos que seria importante dar visibilidade ainda maior aos artistas e pensadorxs negrxs do nosso Estado. Convidamos o Nóis de Teatro para pensar essa programação partindo do princípio de que nós também fazemos parte dessa sociedade e que precisamos, também, aprender”, explica Natasha Faria, superintendente do Dragão do Mar.

Confira a programação completa:

• Segunda-feira, 6 de julho, às 21h: Programa virtual ao vivo “Siará Quilombo”, apresentado por Henrique Gonzaga e Kelly Enne Saldanha;
  • Segunda-feira, 13 de julho, às 21h: Roda de Conversa “Dramaturgias Pretas”, com mediação de Altemar Di Monteiro e participação de Jé Oliveira (SP), Onisajé (BA) e Anderson Feliciano (MG);
  • Segunda-feira, 20 de julho, às 21h: “4º Alvoroço: microfone aberto online”, com participação dos artistas Bruno Sodré e Doroteia Ferreira.

Veja o vídeo de convite do grupo Nóis de Teatro:

Reportagem: Luana Severo

Foto: Divulgação/Centro Cultural Dragão do Mar